A possibilidade de um confronto gaúcho na final da Copa do Brasil aumentou um pouco ontem. Em um jogo bem definido taticamente, o Grêmio venceu o Athletico-PR por 2 x 0, na partida de ida das semifinais da competição. Assim, leva vantagem para o confronto de volta, em 4 de setembro, na Arena da Baixada, em Curitiba, e pode perder até por 1 x 0 e ainda assim ficará com a vaga. Do outro lado, na semana passada, o Internacional passou pelo Cruzeiro por 1 x 0, no Mineirão, e joga por um empate no Beira-Rio, no mesmo dia do duelo do rival.
Se confirmar a classificação, o tricolor gaúcho estará pela nona vez em uma final do torneio. Ontem, os gols foram marcados por André e Jean Pyerre. E os donos da casa poderiam até fazer mais. Empurrado pelos torcedores, o time tomou a iniciativa desde os primeiros minutos, enquanto os visitantes apostaram nas jogadas de contra-ataque. Assim, aos 23, depois de uma bela jogada de contra-ataque criada pela esquerda, Everton cruzou na cabeça de André, que tocou para o fundo das redes. Por falar em Everton, uma péssima notícia para os gremistas: o meia-atacante fez uma falta em Rony aos 35 e recebeu o cartão amarelo. Por isso, não estará em campo no próximo confronto.
No segundo tempo, o Athletico-PR partiu com força para o ataque, enquanto o Grêmio se posicionou na defesa e tentou arriscar somente na velocidade de Everton. O tricolor pouco criou, mostrando muitas dificuldades no meio de campo. O problema é que os paranaenses, apesar de chegarem na área adversária, não tinham objetividade. Aí veio a frieza típica do time gaúcho em mata-matas. Aos 26, na cobrança de falta direta de Jean Pyerre, a bola passou pela barreira e acabou morrendo no canto esquerdo do goleiro Santos.
O próximo jogo
Para os gremistas, sobrou o discurso da humildade. ;Foi um jogo bem complicado, e gente teve a chance de fazer mais gols. É uma vantagem importante, mas não tem nada decidido. A gente tem que ir para lá muito preparado;, afirmou o volante Maicon. Do outro lado, o atacante argentino Marco Rúben destacou a superioridade do adversário durante os 90 minutos, com muito mais eficácia no setor ofensivo. ;Claramente, faltou fôlego. Eles foram mais fortes do que nós, criaram a situações e converteram os gols;, avaliou. Para o goleiro Santos, o time terá tempo para se ajustar até o segundo confronto. ;Nossa equipe foi muito abaixo do esperado. Mas não tem nada resolvido ainda. Temos 90 minutos em Curitiba e vamos buscar essa vaga para a final;.
Os dois times têm compromissos pelo Brasileiro no fim de semana. O Grêmio recebe, no sábado, o Palmeiras, às 21h, na Arena. No mesmo dia, o Athletico-PR pega o Atlético-MG, às 19h, na Arena da Baixada.