Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Aposta de risco contra a tragédia

Cruzeiro acerta contratação do técnico Rogério Ceni até dezembro de 2020. Missão do treinador, que deixa o comando do Fortaleza, é salvar a equipe celeste do rebaixamento e avançar na Copa do Brasil




Belo Horizonte ;
O Cruzeiro acertou, na manhã de ontem, a contratação do técnico Rogério Ceni, que estava no Fortaleza. O compromisso com o clube mineiro será válido até dezembro de 2020. Ceni substituirá Mano Menezes, que deixou o cargo na última quarta-feira, após a derrota para o Internacional, por 1 x 0, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil. O novo comandante da Raposa chegará hoje a Belo Horizonte.

O Fortaleza se prepara para enfrentar o CSA, nesta segunda-feira, pela 14; rodada do Campeonato Brasileiro. Após o último treino do Leão da Pici, na manhã de ontem, Ceni se despediu dos jogadores e não comandará o time em Alagoas. A missão ficará com o técnico do sub-20, Marconne Montenegro. Após a despedida, a equipe cearense publicou um agradecimento ao treinador nas redes sociais. O clube ainda informou que será ressarcido por meio de multa contratual.

A diretoria do Cruzeiro havia feito um primeiro contato com Dorival Júnior, que está sem clube, na quinta-feira. No dia seguinte, Ceni entrou no radar do time celeste, mas a negociação era considerada difícil pela cúpula da Raposa, segundo o diretor de comunicação do clube, Valdir Barbosa. Mesmo assim, as conversas se intensificaram no fim de semana.

No fim de abril, Rogério Ceni recusou proposta do Atlético-MG para suceder Levir Culpi, demitido pela diretoria no dia 11 daquele mês. Na ocasião, ele acabara de conquistar o Campeonato Cearense e estava prestes a confirmar o título da Copa do Nordeste.

No Cruzeiro, Rogério Ceni terá a missão de evitar o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro e de classificar o time à final da Copa do Brasil. No jogo de ida da semifinal, contra o Internacional, no Mineirão, a Raposa perdeu por 1 x 0. O duelo de volta será em 4 de setembro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Para ir à decisão, os mineiros precisam de uma vitória por dois gols de diferença no tempo normal. Triunfo por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis.

Desembarcam em Belo Horizonte com Rogério Ceni os auxiliares Charles Alexandre Patrice Francis Hembert e Nelson Simões Júnior, além do preparador físico Danilo Augusto da Silva. Contratado pelo Fortaleza em 10 de novembro de 2017, Ceni conquistou a Série B, em 2018, além do Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, em 2019. O ex-goleiro também treinou o São Paulo, em 2017, com 14 vitórias, 13 empates e 10 derrotas.

Ontem, sob comando do técnico interino Ricardo Resende, o Cruzeiro empatou com o Avaí, por 2 x 2, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, quebrando um longo jejum de gols no ano. Pedro Rocha e Sassá marcaram pela Raposa. Pedro Castro e Brenner fizeram para os donos da casa.


;Ele é um líder nato. A gente vê que é um treinador que tem um esquema definido, determinado. Ele tem uma vibração de jogador ainda. É o que a gente está buscando. Espera que ele possa nos ajudar;
Marcelo Djian, diretor de futebol do Cruzeiro