Contrato a longo prazo, a chance de disputar a Copa do Mundo de 2022 e um salário à altura de sua história. Assim, Daniel Alves aceitou jogar pelo São Paulo até dezembro de 2022. Oficialmente, a diretoria tricolor ; que tratava o lateral-direito como ;sonho; ; não falou em valores, mas, nos bastidores, fala-se que ele receberá mais do que R$ 1 milhão por mês.
Daniel Alves tinha propostas de outros clubes, inclusive de diversos europeus, mas nenhum deles atendia as exigências. Tendo como grande objetivo disputar a Copa do Mundo do Catar, o jogador priorizava uma oferta que lhe proporcionasse um contrato longo, que desse a ele certa estabilidade, algo que o São Paulo se dispôs a dar. ;Agora é 2019, e eu poderia ter escolhido qualquer lugar para jogar, mas escolho voltar para o Brasil, pelo meu país, pelo meu povo, pelo meu clube de coração. É irreal, mas estou aqui;, disse Daniel Alves, no vídeo do anúncio da contratação.
Durante a Copa América, Daniel Alves deixou claro que não retornaria ao Brasil tão cedo, mas que o São Paulo seria sua prioridade pelo fato de sempre ter sido torcedor do clube. O lateral-direito já chegou a dizer que o time tricolor do início da década de 1990, comandado por Telê Santana, foi uma de suas grandes inspirações para se tornar jogador de futebol.
Na Europa, grandes clubes chegaram a fazer propostas por Daniel Alves, mas com contrato de uma temporada. Outros, até ofereciam um vínculo um pouco mais longo, mas não disputariam a Liga dos Campeões. Como nenhuma equipe atendeu todas as suas exigências, o caminho se abriu para o São Paulo.
Aos 36 anos, Daniel Alves chega ao Morumbi com o objetivo de se manter no mais alto nível. A carreira do lateral-direito é impecável. Descoberto pelo Bahia, ele defendeu o Sevilla, o Barcelona, a Juventus e o Paris Saint-Germain. Foi quem mais conquistou títulos na história do futebol: 40 no total, incluindo três Ligas dos Campeões e três Mundiais de Clubes, todos pelo Barça, e duas Copas Américas e duas Copas das Confederações, pela Seleção Brasileira.