Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Dia de luta contra o vexame

Com vários desfalques, Flamengo tenta evitar eliminação precoce contra o Emelec, hoje, no Maracanã. Rubro-negro precisa fazer ao menos 2 x 0 para levar a decisão da vaga para os pênaltis

Tendo a Copa Libertadores como principal meta para a temporada, o Flamengo tenta evitar o vexame de uma precoce eliminação, hoje, às 21h30, quando recebe o Emelec, no Maracanã, pelo confronto de volta das oitavas de final do torneio. No duelo de ida, no Equador, os anfitriões ganharam por 2 x 0, abrindo considerável vantagem.

Com o resultado da partida de ida, o Emelec pode perder por um gol de diferença que mesmo assim se classifica. Até mesmo uma derrota por dois gols de diferença, mas a partir de 3 x 1, serve aos equatorianos, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Aos flamenguistas resta ganhar por três ou mais gols de vantagem para avançar ou devolver os 2 x 0 e forçar a disputa de pênaltis.

Além precisar reverter uma boa diferença, o Flamengo enfrentará uma série de desfalques, que deixam o técnico português Jorge Jesus bastante preocupado. ;Vamos para mais um desafio e o desgaste logicamente incomoda. Estamos jogando de três em três dias, não tem carga para recuperação. Há jogadores que estão no limite;, desabafou o treinador.
A lista de problemas flamenguista é grande. O zagueiro Rodrigo Caio, com lesão nos músculos adutor e posterior da coxa esquerda, e o atacante Lincoln, com lesão no músculo posterior da coxa direita, se juntam à lista de desfalques, que tem o meia Diego, com uma fratura no tornozelo esquerdo, e o atacante Vitinho, com lesão no joelho direito.

Outro que fica de fora é o zagueiro Léo Duarte, negociado com o Milan. Os meias Éverton Ribeiro, se recuperando de uma lesão óssea no pé esquerdo, e De Arrascaeta, que sofreu lesão na coxa direita, lutam para entrar em campo no sacrifício. Éverton tem mais chances de atuar, mas se ambos forem vetados, Orlando Berrío, Lucas Silva e até o peruano Miguel Trauco podem iniciar o confronto.

Na zaga, Jorge Jesus deve repetir a dupla formada por Thuler e o espanhol Pablo Marí, que atuaram juntos contra o Botafogo após a saída de Rodrigo Caio e mostraram segurança.

Apesar dos vários problemas, os jogadores confiam na força da torcida. ;Precisamos jogar com o empenho e espírito de luta que demonstramos em várias oportunidades nesta temporada. Dessa maneira, com certeza a torcida vai chegar junto;, disse o atacante Gabigol.

Pelo lado do Emelec, o técnico Ismael Rescaldo promete uma postura ofensiva apesar da vantagem. ;Nossa equipe tem um estilo de jogo definido e que pretende sempre buscar a vitória. Temos de ter personalidade e fazer um grande confronto no Maracanã, mesmo respeitando o Flamengo;, disse Rescaldo.

Para este jogo, o Emelec perdeu o zagueiro Leandro Vega, que cumpre suspensão por ter sido expulso na partida de ida. A vaga ficará com Marlon Mejía. O meia Bryan Cabezas, com uma lesão no joelho esquerdo, vai fazer um teste de vestiário. O ex-jogador do Fluminense, caso seja vetado, vai ceder o posto a Carlos Orejuela.