Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Brasil ganha as primeiras medalhas


Saíram as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Ontem, as brasileiras Luisa Baptista e Vittória Lopes dominaram o triatlo feminino e conquistaram o ouro e a prata, respectivamente.

Baptista, 49; colocada no ranking mundial, superou Lopes, 22;, nos últimos metros da disputa, conquistando tempo de 2h00min55s, pouco melhor que a marca de 2h01min27s da brasileira que ficou com a prata. A mexicana Cecilia Perez ficou com o bronze, com tempo de 2h02min07s. As atletas percorreram 1,5km a nado em águas abertas, além de 40km de ciclismo e 10km de corrida.

A patinação artística foi responsável por oferecer a segunda medalha de ouro ao Brasil. Bruna Wurts subiu ao topo do pódio, sendo a primeira brasileira a obter esse resultado na modalidade em Jogos Pan-Americanos.

Wurtz se recuperou da segunda colocação no programa curto e, ontem, foi a melhor no programa longo, recebendo nota acumulada de 103,17 pontos.

Na canoagem, a primeira grande decepção do Brasil em Lima. A dupla Erlon de Souza e Isaquias Queiroz, que tinha grande expectativa de medalha, não conseguiu completar a prova de C2 1.000m e ficou de fora do pódio.

Erlon sentiu falta de ar na marca dos 450m e teve de parar a disputa para receber atendimento médico. O atleta foi levado de lancha após os primeiros socorros. Sem os brasileiros, a dupla cubana faturou o ouro, seguida por canadenses e mexicanos.

Na disputa masculina do triatlo, Manoel Messias foi o segundo mais rápido e conquistou a medalha de prata. Com tempo de 1h50min55s, brasileiro ficou 16 segundos atrás do campeão, o mexicano Crisanto Grajales. O argentino Luciano Franco Taccone (1h51min03s) obteve o bronze.

Os brasileiros Diogo Sclebin, na nona posição, e Kaue Willy, em 13; lugar, também participaram da prova.