O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou o contrato que coloca o Banco de Brasília (BRB) como o patrocinador master do time de basquete do Flamengo para a temporada 2019/2020. O acordo foi fechado ontem no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O time carioca é rival histórico do Universo Brasília, representante da capital federal no Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe do DF também contará com investimentos da instituição financeira estatal.
O patrocínio às equipes Universo Brasília, Flamengo Basquete e a assinatura do termo de compromisso com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) marcam o início do Projeto ;Brasília Capital do Basquete;, que incluirá outras ações. A Seleção Brasileira, por sinal, disputa a Copa do Mundo da modalidade, na China, de 31 de agosto a 15 de setembro. Segundo o BRB, o valor total do programa é de até R$ 5,5 milhões. O banco, porém, não especifica as quantias para cada um dos beneficiados.
;A partir de agora, 30% dos jogos do Flamengo e da Seleção Brasileira vêm para Brasília, o que vai incentivar o turismo do Distrito Federal. A partir desse segundo semestre, tanto as seleções nacionais quanto os times do Flamengo vão trazer para Brasília seus centros de treinamento;, anunciou Ibaneis Rocha, na cerimônia para oficializar os contratos. O evento também contou com o Secretário de Esportes, Leandro Cruz; a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; e representantes do time carioca, como o jogador Olivinha.
O governador Ibaneis Rocha ainda prometeu um processo de renovação e melhorias nos centro olímpicos do DF para o fomento da formação de jogadores de basquete na região. ;Conseguimos reformar sete deles e estamos buscando a liberação para requalificar todos os centros olímpicos, de forma que tenhamos a prática de basquete dentro deles, para que a gente possa fornecer essa mão de obra para esses times que agora vão ter seus centros de treinamento no Distrito Federal;, discursou.
Esquecido
Apesar de o objetivo do projeto governamental ser incentivar o basquete no DF, a iniciativa não abarcou inicialmente o Cerrado Basquete, equipe candanga que disputou nos dois últimos anos a Liga Ouro, torneio de acesso à elite, e que recebeu convite para participar do NBB na próxima temporada. ;Não conseguimos até o dia 13 de julho, data em que a Liga Nacional definiria as equipes da edição 2019/2020 no NBB, uma resposta do BRB, o que inviabilizou nossa participação na competição;, publicou o Cerrado Basquete, por meio de nota oficial.
Ibaneis Rocha argumentou que o projeto está em fase inicial. ;De início, pegamos os times com mais nome, mais tradição e mais títulos, mas, conforme o andar da carruagem, outros times virão;, disse o governador. ;O interesse é colocar todos os times dentro de um projeto para elevar o basquete do Distrito Federal e proporcionar ao mundo o conhecimento sobre o que Brasília tem a oferecer;, completou. O BRB disse, por meio de assessoria de imprensa, que o banco está em negociação com a equipe Cerrado Basquete para um possível patrocínio.
A instituição financeira se pronunciou ainda sobre o processo seletivo. Disse que o Flamengo foi escolhido por ser o atual campeão do NBB, o mais vitorioso da história do basquete nacional e por ter a torcida de mais de 50% dos brasilienses.
;Além disso, patrocinar um time do Rio faz parte da estratégia de crescimento regional e nacional, via banco digital;, esclareceu. Sobre o patrocínio à Seleção Brasileira, a justificativa da empresa foi por ;ser o símbolo máximo da categoria no Brasil;.