Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Tá tudo dominado

Técnicos da Região Sul nunca estiveram tão na moda. Felipão lidera Série A. Semifinalistas da Copa do Brasil, Odair Hellmann, Renato Gaúcho, Tiago Nunes e Mano Menezes abrem 11ª rodada. Tite comanda Seleção















Em tempos de investimento pesado na contratação de treinadores importados como o português Jorge Jesus e o argentino Jorge Sampoli, os dirigentes do futebol brasileiro deveriam olhar com lupa os técnicos da Região Sul. A 11; rodada da Série A começa hoje com os técnicos nascidos nos estados do pé do mapa do país nas cabeças do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Seleção campeã da Copa América.

Gaúcho de Passo Fundo, Luiz Felipe Scolari lidera a Série A com três pontos de vantagem sobre o vice, Santos. Renato Gaúcho, nascido em Guaporé; Mano Menezes (Passo do Sobrado); e Tiago Nunes (Santa Maria) são semifinalistas da Copa do Brasil com o catarinense de Salete Odair Hellmann. Em recesso depois da conquista da Copa América, Tite, de Caxias do Sul, saboreia a conquista da Copa América ; a primeira à frente da Seleção.

Cinco professores da badalada escola do Sul colocarão o sucesso à prova hoje. Odair Hellmann e Renato Gaúcho duelam no Gre-Nal 421, às 19h, no Beira-Rio. Até o fim do ano, os dois clubes podem se enfrentar mais cinco vezes: no segundo turno do Brasileirão, na final do mata-mata nacional e nas semifinais da Libertadores. Os últimos quatro confrontos, claro, se eliminarem seus adversários.

Hellmann e Renato estão com a cabeça nas oitavas do torneio continental. Anfitrião do clássico de hoje, o Inter enfrentará o Nacional do Uruguai. Quinto colocado no Brasileirão, o colorado estuda poupar titulares. O chip do Grêmio está processando o combate com o Libertad do Paraguai. Resta saber se o comandante tricolor mesclará reservas e titulares, como Matheus Henrique e Paulo Victor, ambos usados na vitória sobre o Vasco pela última rodada do Brasileirão. A equipe está em décimo lugar com 14 pontos.

Eliminado da Copa do Brasil na quarta-feira pelo Internacional, Luiz Felipe Scolari defenderá a liderança isolada do Brasileirão contra o Ceará, às 19h, no Castelão, em Fortaleza. A única baixa no time alviverde é Moisés. O jogador negocia transferência para o Shandong Luneng, da China. A partida é nostálgica para Felipão. O treinador conquistou a Copa do Brasil em 1994 justamente contra o Ceará, no Castelão. À época, comandava o Grêmio.

Mano Menezes é bipoplar. Brilha na Copa do Brasil e na Libertadores, mas empurra o Brasileirão com a barriga. Tem elenco para brigar pelo título, mas é o primeiro time da zona do rebaixamento. O adversário de hoje é comandado por outro respeitado treinador gaúcho. Roger Machado realiza bom trabalho no Bahia. Na quarta-feira, amargou eliminação do mata-mata nacional diante do Grêmio, na Arena Fonte Nova, palco do duelo das 17h.

Sensação da temporada com triunfos sobre o Boca Juniors por 3 x 0 e contra o Flamengo de Jorge Jesus nos pênaltis nas quartas de final da Copa do Brasil, Tiago Nunes visitará o CSA, às 19h, no Rei Pelé, em Maceió. Suspensos, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo e o atacante Rony não podem ser escalados.

Matinê

Rigorosamente iguais na classificação, Vasco e Fluminense são os protagonistas da matinê das 11h de hoje, em São Januário. Os times de Vanderlei Luxemburgo e Fernando Diniz flertam com o Z-4. Ocupam, respectivamente, a 15; e a 16; posição. O time cruzmaltino perdeu duas peças. Rossi cumprirá suspensão e o promissor Thalles Magno foi convocado pela Seleção Sub-17. As baixas do Fluminense são Ganso e Allan. Ambos receberam o terceiro cartão amarelo.