São Paulo e Palmeiras travarão um aguardado clássico neste retorno do Campeonato Brasileiro, após cerca de um mês de paralisação para a Copa América. Em jogo válido pela 10; rodada, as equipes se reencontram em situações distintas na tabela. Enquanto o tricolor tenta se reerguer na temporada, o alviverde jogará para manter a invencibilidade na competição. No Morumbi, a bola rola a partir das 19h.
Com oito vitórias, um empate e nenhuma derrota até o momento, os visitantes lideram o Brasileirão com 25 pontos, cinco a mais que o vice-líder Santos. Os donos da casa, que chegaram a disputar a liderança no início do campeonato, não vencem há cinco rodadas, encontrando-se na nona posição, com 14 pontos somados.
A escalação palmeirense é um mistério. Após o jogo contra o Internacional, pela Copa do Brasil, o técnico Luiz Felipe Scolari afirmou que faria ;cinco ou seis mudanças; para o clássico. As posições, porém, não foram estabelecidas e existe ainda a possibilidade de se tratar de um blefe do treinador.
Certo é que Mayke, que vinha sofrendo com dores no púbis, está recuperado e é opção. O caso é o mesmo de Luan, que enfrentou o Internacional no meio de semana, assim como Felipe Melo, que deixou o confronto com os colorados sentindo um problema muscular, mas treinou normalmente na véspera do Choque-Rei.
A pausa para a Copa América deu ao São Paulo a possibilidade de um recomeço na temporada. Após um primeiro semestre conturbado e, sobretudo, marcado por oscilações, o time tem, neste resto de Campeonato Brasileiro, a única esperança para salvar o ano.
Atrapalhado por lesões e problemas físicos desde os primeiros dias à frente da equipe, o técnico Cuca enfim poderá mandar a campo uma escalação considerada completa. Para o clássico, o atacante Pablo será a grande novidade. Graças à cirurgia na lombar, o camisa 9 não atua desde as semifinais do Campeonato Paulista, contra o próprio Palmeiras. Recém-contratado, o também atacante Raniel está inscrito e deve ficar no banco.
Se dentro de campo o tricolor terá novidades, fora dele, por outro lado, as mudanças foram poucas. Os meias Everton (músculo adutor direito) e Liziero (tornozelo direito) seguem em recuperação e serão desfalques, tal como o atacante Joao Rojas (joelho direito), que não joga desde 2018. O zagueiro Anderson Martins, suspenso, também é baixa.
A última vitória do São Paulo em clássicos aconteceu em 21 de julho de 2018. Na oportunidade, o tricolor, ainda comandado por Diego Aguirre e brigando pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, venceu o Corinthians por 3 x 1, no Morumbi, em duelo válido pela 14; rodada.