Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Influência de técnico estrangeiro



Assim como nesta Copa América, o sucesso da seleção peruana feminina de vôlei teve influência de treinadores estrangeiros. O sul-coreano Man Bok Park colecionou sete medalhas de ouro no Sul-Americano e foi responsável pela prata nos Jogos Olímpicos de Seul-1988. O técnico havia acompanhado como assistente a revolução no vôlei do país liderada pelo japonês Akira Sato. A geração de Cecília Tait, Rosa García, Gina Torrealva e outras estrelas é amada no Peru.

;Era até engraçado, porque o tipo físico das atletas muitas vezes não era ideal para a prática do vôlei, mas elas superavam isso. Tirando a Cecília e Gabi, que eram altas. O estilo de jogo era muito asiático em função dos técnicos. O jogo delas era muito bonito;, recorda Isabel Salgado.

Ricardo Gareca pode se inspirar em Akira Sato ou em Man Bok Park para provocar um Maracanazo no domingo. Ao contrário da seleção feminina de vôlei, o Peru poucas vezes amedrontou os pentacampeões no futebol. O retrospecto aponta 44 jogos, com 31 vitórias do Brasil, quatro do Peru e nove empates.

Embora o Brasil seja favorito, Isabel Salgado adverte com a experiência de quem conhece o espírito do adversário quando enfrenta a Seleção. ;Só de eles chegaram à final já é incrível, mas é aí que mora o perigo. Eles são franco atiradores. Vou acompanhar o jogo de casa, porque no estádio não vai dar, o ingresso está muito caro;, corneta Isabel. (MPL)