O São Paulo mais uma vez tropeçou no Morumbi. Na despedida do estádio, que ficará à disposição da Conmebol para a disputa da Copa América, o Bahia surpreendeu em contra-ataque e venceu por 1 x 0 pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A decisão da vaga será na próxima quarta-feira, dia 29, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Ontem, o São Paulo entrou em campo com cinco mudanças em relação ao jogo de domingo. Além dos lesionados Liziero e Hernanes, foram poupados Hudson (nem relacionado), Reinaldo e Antony por conta da sequência de cinco partidas em apenas 15 dias. Antes do duelo, o técnico Cuca lamentou os desfalques, mas faltou que apostaria em uma equipe descansada para superar o Bahia. Não foi isso que aconteceu.
A equipe paulista voltou a ter muitas dificuldades para levar perigo diante do rival. Nos minutos iniciais, o São Paulo até esboçou uma pressão que resultou em boa defesa de Douglas. Com o passar do tempo, porém, o Bahia conseguiu neutralizar as chegadas adversárias.
Se por um lado o São Paulo pouco assustou, por outro também não foi ameaçado. O Bahia não conseguia encaixar contra-ataque e nem ficava com a bola. O goleiro Tiago Volpi só assistiu à partida na etapa inicial, sem precisar se esforçar.
No segundo tempo, o cenário se repetiu: o São Paulo continuava com muito mais posse de bola, mas abusava dos cruzamentos. O problema é que a equipe paulista não tinha centroavante dentro da área, já que Pato recuava para ajudar.
Pato, aliás, era quem mais conseguia clarear as jogadas. Deu chapéu, passe de letra e fez o pivô. Em um lance, recebeu na entrada da área e mandou uma bomba que passou bem perto do gol de Douglas.
Os técnicos até tentaram mudar o panorama da partida: Antony entrou no São Paulo, e Rogério, no Bahia. E quem vibrou com a substituição que fez foi Roger Machado, que viu Rogério sair em contra-ataque, dividir com a zaga são-paulina e a bola sobrar limpa para Élber marcar aos 27 minutos.
O São Paulo pressionou em busca do empate na parte final da partida. Porém, a trave e o goleiro Douglas pararam Pato e garantiram a vitória do Bahia.