Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Após os placares 79-0 e 67-0, times de futebol são suspensos na Nigéria

As equipes Plateau United Feeders e Police Machine FC precisavam de vitórias para subir à primeira divisão do país, mas resultado escandaloso fez federação nigeriana rejeitar o placar e suspender equipes envolvidas

LAGOS - A Federação Nigeriana de Futebol decidiu suspender nesta terça-feira (9/7) quatro equipes da segunda divisão envolvidas em partidas disputadas na última segunda-feira (8/7) que tiveram resultados "incríveis" e "escandalosos": 79 a 0 e 67 a 0.

O Plateau United Feeders e o Police Machine FC precisavam de vitórias confortáveis para subir à primeira divisão do país, e saíram muito satisfeitas.

A Federação rejeitou imediatamente os resultados, definindo os feitos como "incríveis e vergonhosos, como jamais vistos na Nigéria".

Nessas partidas, o Plateau United Feeders massacrou o Akurba FC por 79-0, enquanto o Police Machine FC humilhou o Babayaro FC por "mais modestos" 67-0.

Um porta-voz da Federação, Ademola Olajire, expressou à AFP a sua certeza de que existia um acordo entre os quatro clubes, mas não soube dizer se havia dinheiro envolvido no negócio.

"Abrimos um inquérito porque ainda não temos certeza do ocorrido. Estamos chocados", disse, afirmando também que todas as pessoas envolvidas nas duas partidas (árbitros, dirigentes e jogadores) são passíveis de sanções.