Atual campeão da Copa Libertadores da América, o Estudiantes se aproximou de garantir um lugar nas quartas de final da edição de 2010 do torneio. Mesmo com metade do seu time titular poupado, inclusive La Brujita Verón, a equipe de La Plata derrotou na noite desta terça-feira o San Luis, do México, por 1 a 0, fora de casa, e adquiriu uma excelente vantagem para o duelo na Argentina.
Com o resultado conquistado, o Estudiantes jogará por um simples empate para avançar entre as oito melhores equipes do torneio. Por sua vez, o San Luis precisará vencer os argentinos por dois gols de diferença para passar de fase. Uma vitória por 2 a 1 em La Plata também classificará os mexicanos, que passariam pelo critério de gols marcados fora de casa.
O segundo duelo está marcado para a próxima quarta-feira, em La Plata. Enquanto o San Luis espera o duelo pela Libertadores, o Estudiantes direcionará seu foco para o Torneio Clausura. Líder da competição com 33 pontos, um à frente do Argentinos Juniors, a equipe de Alejandro Sabella encara no domingo o Chacarita Juniors, também fora de casa.
O jogo - Desfalcado das suas principais estrelas, o meio-campista Juan Sebástian Verón e o atacante Mauro Boselli, o Estudiantes começou a partida acuado e procurando manter a posse de bola para segurar o ímpeto inicial do San Luis. No entanto, a falta de qualidade da equipe mexicana fez os argentinos se sobressaírem nos primeiros minutos.
Ponderado na partida, o clube de La Plata chegou pela primeira vez com perigo aos 23 minutos da primeira etapa, quando Matías Sánchez arriscou de longe e viu a bola passar rente à trave esquerda do goleiro adversário. O lance animou os argentinos, que abriram o marcador logo em seguida.
Depois de ficar no ;quase;, Sánchez ganhou dividida na intermediária mexicana e descolou um grande passe para Leandro González. O jovem atacante de 24 anos invadiu a área e chutou firme com o pé direito para vencer o arqueiro Trejo. Festa do Estudiantes, à frente no placar mesmo desfalcado.
O tento melhorou a qualidade do Estudiantes dentro de campo. Mesmo com a vantagem, o Estudiantes passou a aproveitar a fragilidade do adversário e pressionou até o final da primeira etapa. Aos 40 minutos, a equipe de Alejandro Sabella teve a oportunidade de aumentar a diferença no marcador.
Um dos reservas em campo, Carrusca invadiu a área e acabou sendo derrubado por Mascorro. Pênalti para os argentinos. Mas, na cobrança, Gastón Fernández bateu rasteiro, no canto direito, e viu Trejo evitar o gol argentino. Apesar da falha, o time de La Plata terminou à frente os primeiros 45 minutos.
Observando o fraco adversário que tinha pela frente, Sabella mudou a postura argentina para a segunda etapa. Mais ofensivo e insinuante, o Estudiantes criou diversas oportunidades para aumentar o marcador. A primeira delas surgiu aos 12 minutos, quando Maxi Nuñez fez linda jogada individual e carimbou o travessão mexicano. Logo em seguida, a bola ficou com Benítez, que soltou a bomba e viu Trejo faz outra grande defesa.
Perto de aumentar a diferença no placar, o Estudiantes voltou a adotar um modo de jogo mais cauteloso a partir do 23; minuto da segunda etapa. Por retardar a partida, o lateral Clemente Rodríguez recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso pelo árbitro venezuelano Ernesto Soto.
Com um jogador a menos, o time de La Plata recuou e investiu apenas nos contra-ataques. Por sua vez, o San Luis pela primeira vez no duelo passou a pressionar o adversário. No entanto, apenas em jogadas de bola aérea. Dessa forma, a missão argentina acabou facilitada. Vitória do Estudiantes e vaga próxima às quartas de final da Copa Libertadores da América, competição a qual defende o título.