Há cerca de um mês na Europa, o velejador Robert Scheidt se prepara para a disputa de competições de Vela Oceânica, um dos objetivos que traçou para 2010 - o outro, que classifica como principal, é a campanha olímpica na classe Star para os Jogos de Londres, em 2012. Na Oceânica, Scheidt vai integrar a tripulação de 12 pessoas do Luna Rossa, veleiro da classe TP52 do Sindicato italiano Prada.
O objetivo de Robert é crescer profissionalmente com a categoria que ainda está conhecendo e quer levar para a Star, onde já está plenamente adaptado. "Na Oceânica, dá para aprender muito, é bom para o crescimento, como velejador. São conhecimentos que posso trazer para a Star, como tática de regata, regulagem de vela, como proceder em uma campanha mais longa", contou Scheidt.
"Estamos velejando aqui em Valência com o Luna Rossa", afirmou. "Temos tentado acertar as velas e a regulagem do barco para o primeiro evento, que será em Cascais, Portugal no mês que vem", conta o velejador, dono de nove títulos mundiais na classe Laser e um na Star, conquistado em 2007, também em Cascais.
Segundo Scheidt, a TP52 é uma classe bastante forte. "Quase todas as equipes já fizeram ou farão parte da America;s Cup. Nossa tripulação é experiente, mas o grande desafio é incrementar a velocidade do nosso barco, que já participou das duas últimas temporadas como Pisco Sour", explicou.
No TP52, Scheidt vai trabalhar ao lado de Torben Grael, rival na classe Star. "Vou ser timoneiro e o Torben estará na equipe como tático. Somos adversários na Star, mas um respeita muito o outro na vela. No Luna Rossa, seremos um time, em busca do resultado. O Torben entra com a tática e a estratégia de regata e eu entro com minha velocidade de timoneiro", comentou Scheidt.
O italiano Matteo Plazzi, vencedor da última America;s Cup com o BMW Oracle, será o navegador do Luna Rossa. Não será a primeira vez que Scheidt e Torben vão integrar a mesma equipe. Em 2009, na classe STP 65, também com o Sindicato Prada e o Luna Rossa, participaram da 20; Maxi Yacht Rolex Cup, na Itália, e da 30; Rolex Middle Sea Race, na Ilha de Malta.
Com o Luna Rossa na TP52, Scheidt vai disputar o MedCup Circuit, que terá a participação de 12 equipes, em cinco etapas. A primeira será em Cascais (POR), de 11 a 16 de maio. As outras quatro, em Marselha (FRA), de 15 a 20 de junho; em Barcelona (ESP), de 20 a 25 de julho; em Cartagena (ESP), de 24 a 29 de agosto; e em Cagliari (ITA), de 20 a 25 de setembro.
Londres-2012 é a principal meta de Robert - Apesar da experiência na Vela Oceânica, Scheidt faz questão de ressaltar que seu principal objetivo na temporada é a campanha olímpica para os Jogos de Londres, em 2012.
"Posso até dar sequência ao trabalho na Vela Oceânica em 2011, desde que isso não atrapalhe a Vela Olímpica", afirmou Scheidt, dono de quatro medalhas olímpicas: na Laser, foi ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004 e prata em Sydney/2000; na Star, foi prata em Pequim/2008, ao lado do proeiro Bruno Prada.
De olho em 2012, o velejador também vai aproveitar a estadia na Europa para treinamentos e competições na Star, com Bruno Prada. A agenda da Star ainda não está fechada, mas deve começar pelo Campeonato Europeu (de 5 a 13 de junho, em Via Reggio, Itália). Também deverão correr a Pré-Olímpica de Weymouth (de 1; a 15 de agosto), na Inglaterra, que será na mesma raia onde serão disputadas as regatas da Olimpíada de Londres.