Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Federer luta, mas perde na estreia em Roma

Número 1 do ranking mundial de tênis, o suíço Roger Federer era tido como um dos favoritos para vencer o torneio Masters 1000 de Roma, iniciado nesta segunda-feira. Na sua estréia, diretamente na segunda fase do torneio, ele enfrentou o letão Ernests Gulbis, apenas o número 40 na contagem da ATP, e perdeu por 2 sets a 1, em parciais de 2/6, 6/1 e 7/5.

Pelo ranking da ATP, Federer é o primeiro cabeça de chave da competição e ingressou na disputa na segunda fase, mas segue sem chances de vencer o torneio que nunca conquistou na carreira, e disputou pela primeira vez em 2000, quando também caiu na primeira fase, frente ao russo Andrej Medvedev.

Na partida desta terça-feira, Federer começou de forma avassaladora, sem dar chances ao rival e logo conquistando quatro quebras de saque para fechar o primeiro set em 6/2. Em seguida, o rival reagiu de forma igualmente ofensiva e surpreendeu o suíço, que sentiu o golpe e marcou apenas um game, vencendo o set por 6/1.

No último período Gulbis seguiu melhor, mas o número 1 da ATP buscou igualar as ações ofensivas na partida - tanto que conseguiu empatar o set em 5 a 5. No entanto, o letão foi melhor no saque no final, como em toda a partida, e acabou vencendo Roger por 7 a 5, passando à próxima fase.

Agora, o tenista vindo de Letônia deverá enfrentar nas oitavas de final o vencedor do embate entre o italiano Filippo Volandri e o francês Julien Benneteau. Já a Federer, resta apenas o consolo de tentar o inédito título da sua história profissional em 2011.