Nesta segunda-feira, o Flamengo chegou a ser surpreendido, em casa, pelo São José/Unimed/Vinac, contudo conseguiu reverter a situação e fechar a apertada partida, na segunda prorrogação, por 95 a 91. Com o triunfo, a equipe carioca se classificou para as semifinais da NBB, onde encarará o Vivo/Franca.
Mesmo jogando no Rio de Janeiro, o atual campeão paulista não se intimidou e foi para cima do Flamengo. Depois dos primeiros dez minutos, o São José, sob o comando do ala/pivô Wanderson, autor de oito pontos, fez 19 x 13 e terminou seis pontos à frente.
Na parcial seguinte, os paulistas mantiveram a postura firme e, sob a batuta do armador Fúlvio, aumentaram a vantagem diante do atônito Mengo, que se resumia aos lampejos do craque Marcelinho (cestinha da noite, com 35 pontos). O primeiro tempo terminou em 45 x 39 para os visitantes.
De volta à quadra, o Flamengo, mirando uma classificação antecipada para as semifinais, melhorou. Mais atento e certeiro, os comandados do técnico Chupeta diminuíram a diferença, contudo permaneceram atrás dos são-joseenses no fim do terceiro quarto (68 x 65).
O Fla só liderou o marcador no início do último quarto, quando, após uma 'blitz' na quadra adversária, fez oito pontos contra nenhum do adversário. À frente do placar, o São José se viu desesperado e começou a arriscar muitas bolas da linha do três. Com os dois times abertos, o duelo ficou emocionante e, cada bola começou a ser crucial para a definição do embate. Após várias idas e vindas, o cronômetro zerou e o placar apontou para 79 x 79.
No primeiro tempo da prorrogação, o partida tornou-se burocrática, com as equipes amedrontadas de se arriscar, e o empate acabou persistindo. No entanto, no outro tempo extra, o cansaço e a vontade de vencer falaram mais alto. O Flamengo, mais eficiente nas horas decisivas, acabou levando a melhor: 95 x 91.
Após a batalha, o Flamengo encerrou a série melhor de cinco com três triunfos e medirá forças, nas semifinais, com o Vivo/Franca. A outra partida confrontará o Universo/Brasília e o Pitágoras/Minas.