Em uma das maiores rivalidades do país, qualquer vantagem é importante, por menor que seja. Depois de três anos sem se enfrentarem na decisão estadual, o bicampeão Internacional precisa aproveitar o fator campo para sair na frente do Grêmio, às 16h, no Beira-Rio, na primeira partida da final. O jogo de volta será no próximo domingo, no Olímpico, em uma disputa em que os gols marcados como visitante são o segundo critério de desempate, atrás somente do saldo de gols.
Com os dois times envolvidos em competições paralelas ; o colorado na Libertadores e o tricolor na Copa do Brasil ;, o lado vermelho também conta com o retrospecto de ter vencido o único clássico do ano, disputado em campo neutro, em Erechim, no interior gaúcho, pelo primeiro turno. ;Enfrentaremos um Grêmio entrosado, bem dirigido, com boas ideias de ataque e solidário. Mas que também tem pontos fracos;, avisa o técnico do Inter, o uruguaio Jorge Fossati.
Curiosamente, os dois treinadores andam na corda bamba. Fossati já esteve em situação muito delicada, mas se recuperou com a evolução do time na Libertadores e a conquista do segundo turno estadual. Do lado gremista, Silas sofre com a irregularidade, como na derrota por 3 x 2 para o Avaí na última quarta-feira, pela Copa do Brasil ; a equipe só se classificou graças à vitória de 3 x 1 no Olímpico. ;A gente tem que entrar com mais atenção, mais ligado no jogo. É um clássico, em que os detalhes são muito importantes. Temos que tirar isso como lição para não repetirmos os erros. Temos que aprender com o que a gente errou;, afirma o goleiro Victor.
No Inter, o centroavante Walter se prepara para o disputar seu primeiro clássico. A revelação colorada de 20 anos jamais enfrentou o rival. Nem mesmo nas categorias de base. Nada que o impeça de repetir o clichê de apontar o adversário como favorito. ;O Grêmio, é claro. Eles vinham assim (faz com as mãos um gesto de quem está voando) e a imprensa dizia que eram o grande candidato para ganhar o Gauchão. Ora, então eles seguem como favoritos para o Gre-Nal.;
Regulamento
; Em caso de empate em pontos e saldo de gols na soma dos dois jogos da final, o campeão gaúcho será o que balançar as redes mais vezes como visitante. Se a igualdade persistir, o título vai para a disputa de pênaltis.
Fala, Silas
;Torcedor se conquista no dia a dia. Quem vem aos treinos vê a seriedade do trabalho e comenta com os outros. Aí, coloca mais um tijolo na construção desse relacionamento;, aposta o treinador Silas sobre o relacionamento conturbado com a torcida do Grêmio.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de abril de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Assistentes: Altemir Hausmann e José Otávio Bittencourt
INTER: Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Sorondo e Juan; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e D;Alessandro (Giuliano); Walter e Alecsandro
Técnico: Jorge Fossati
GRÊMIO: Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Ozeia (Rafael Marques); Ferdinando, Willian Magrão, Leandro e Hugo; Jonas e Borges
Técnico: Silas