Depois de um dia inteiro com o orgulho doído após a derrota sonora desta sexta-feira (23/4) por 116 x 78, o Bauru decidiu relembrar a todos o nível de basquete que o fez chegar até as quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Apresentaram maior qualidade e valentia no ginásio da Asceb, mas mesmo assim a vitória continuou do lado do Universo, que ganhou por 111 x 101, e sacramentou, neste sábado (24/4), a classificação para as semifinais da competição nacional.
Contudo, o primeiro quarto manteve várias semelhanças com o confronto da noite passada. Os comandados de Lula Ferreira repetiram o mesmo ritmo de jogo equilibrado e intenso. Na defesa, uma marcação exemplar dos cinco atletas que iniciaram a partida, deixando os visitantes com meros 25% de aproveitamento no ataque, durante o 1; período. Enquanto isso, Arthur e Alex nas bolas de 3, Estevam nas enterradas, Valtinho nas assistências e Guilherme nos rebotes trataram de massacrar o Bauru no ataque. O resultado disso só fazia a diferença no placar crescer
mais do que a de ontem (39 x 14 contra 39 x 16).
Mas no 2; período, a estratégia dos candangos de jogar com tranquilidade depois do intervalo se mostrou arriscada. Com menos pressão da defesa anfitriã, e motivados pela bronca do técnico Guerrinha, a equipe paulista achou nas bolas de três uma maneira de ensaiar a reação (acertaram 8 em 13 no 1; tempo). Até conseguiram diminuir a vantagem do Universo. Entretanto, o 63 x 44 que aparecia no marcador do ginásio ainda alegrava a torcida local enquanto os times se dirigiam aos vestiários.
Depois do intervalo, porém, o Bauru cresceu de forma mais significativa. Tanto pela melhora do principal jogador da equipe, o armador Larry, quanto pelo clima pesado que a partida ganhou no 3; quarto. Mineiro reclamou das entradas do nigeriano Jeff, de modo que a marcação consistente do Universo deu lugar a faltas mais duras, três delas sendo anti-desportivas. Com boa parte dos lances livres convertidos, os visitantes diminuiram a desvantagem para 13 pontos (91 x 78 no total).
A aproximação dos paulistas no placar acendeu o sinal de alerta para Lula Ferreira, que respondeu colocando Guilherme, Estevam e Arthur de volta na quadra. Não foi o bastante para esfriar a vontade do Bauru de jogar contra a eliminação nas quartas de final, pois os comandados de Guerrinha chegaram a tirar a diferença no marcador da casa dos dois digitos durante o 4; período. Contudo, tal reação acabou insuficiente para chegar a vitória: 111 x 101 para a equipe da Asceb.
E o Universo já tem adversário definido para as semifinais do NBB. O Minas abriu 3 x 0 na série contra o Joinville também neste sábado, e jogará o primeiro jogo deste confronto em Belo Horizonte contra a equipe de Brasília, no início de maio.