Perto de decidir seu futuro na Copa dos Campeões da Europa, o técnico Josep Guardiola resolveu poupar sua maior estrela da partida deste sábado e, mesmo sem Lionel Messi desde o começo do jogo, pôde comemorar a manutenção da liderança do Campeonato Espanhol. Em casa, o Barcelona derrotou o lanterna Xerez por 3 x 1 e terminará a 34; rodada da competição na ponta, independentemente de outros resultados.
O triunfo no Camp Nou deixou o Barça com 87 pontos somados, quatro à frente do Real Madrid, que entra em campo ainda neste sábado para enfrentar o Zaragoza, do brasileiro Edmílson, fora de casa. Por outro lado, o Xerez permanece com 27 tentos e destinado a ser rebaixado para a Segunda Divisão na Espanha.
Embalado por mais uma vitória na temporada, o Barcelona retorna suas atenções para a Champions League. Na próxima quarta-feira, o clube catalão tentará a difícil missão de reverter a vantagem de dois gols da Internazionale para se garantir na decisão do maior torneio europeu, que será disputada justamente no campo do Real Madrid, o Santiago Bernabéu. Pela liga, a equipe joga no próximo sábado contra o Villarreal, do atacante Nilmar.
Em contrapartida, o Xerez, que vive situação praticamente irreversível nesta temporada de estreia na elite do futebol espanhol, recebe na mesma data o Almería, do goleiro Diego Alves.
O jogo
Contando com o apoio da torcida, o Barcelona abriu o marcador logo aos 14 minutos da primeira etapa, quando o jovem Jefrren, que começou a partida como titular no lugar de Messi, aproveitou oportunidade e fez 1 x 0 para os catalães. Dez minutos depois, Thierry Henry mostrou sua categoria para aumentar a diferença a favor dos mandantes e aproximar os blaugranas da vitória. No entanto, o Xerez não se entregou e diminuiu logo em seguida com Mario Bermejo, mantendo a partida aberta até o intervalo.
Na segunda etapa, logo aos oito minutos, Guardiola resolveu colocar Lionel Messi em campo. Com o argentino, o Barça voltou a dominar o duelo e sacramentou mais três pontos aos 11, quando Zlatan Ibrahimovic marcou o terceiro gol dos mandantes e garantiu a liderança do Espanhol para o Barcelona faltando quatro rodadas para o término da temporada.
Nos acréscimos, Orellana e Alustiza foram expulsos, após grande tumulto entre os jogadores, e deixaram o Xerez com nove jogadores dentro de campo.