O espanhol Fernando Verdasco se classificou para a decisão do ATP 500 de Barcelona na manhã deste sábado. Com o triunfo sobre o compatriota David Ferrer, ele aumenta a freguesia do adversário no confronto direto e mantém a tradição de finalistas locais no campeonato. Na decisão, o adversário será o sueco Robin Soderling que desbancou o holandês Thiemo de Bakker por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4.
Agressivo, Verdasco criou 17 chances para quebrar o saque do adversário, das quais aproveitou cinco. O cabeça de chave número 5 teve 74% de aproveitamento no primeiro serviço e converteu 49 dos 68 pontos depois de encaixar o saque inicial. Assim, ganhou do oitavo favorito por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (3-7), 7/5 e 6/1.
O campeonato realizado no saibro de Barcelona conta com um representante espanhol na final em todas as suas edições desde 1997. Um ano antes, o austríaco Thomas Muster foi campeão ao vencer o chileno Marcelo Rios na decisão. Tenistas da casa terminaram com o título nos últimos sete anos.
Em nove confrontos com o compatriota desde a temporada de 2004, Fernando Verdasco acumula seis vitórias. O tenista de 26 anos ganhou os últimos três confrontos com Ferrer, já que não perde para o adversário desde as quartas de final de Valencia-2008.
Atual nono colocado no ranking mundial, Verdasco se classifica para a 12ª final de sua carreira, a primeira em Barcelona, e busca o quinto título. Nesse ano, o canhoto venceu o norte-americano Andy Roddick na decisão do ATP 250 de San Jose e foi derrotado pelo compatriota Rafael Nadal na briga pelo título do Masters 1000 de Montecarlo.
Dono da 17ª colocação na lista da ATP, David Ferrer, 28 anos, tentava alcançar a decisão em Barcelona pelo terceiro ano consecutivo. Ele disputou as finais de 2008 e 2009, mas caiu diante do compatriota Rafael Nadal, atual pentacampeão do evento catalão.
O outro finalista, Robin Soderling, atual número oito do ranking da ATP, buscará seu segundo título na temporada após levantar o troféu do torneio de Roterdã, em fevereiro. No retrospecto entre os tenistas, o sueco leva vantagem de quatro vitórias contra apenas uma do madrilheno.