Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Fluminense sofre, mas vence Lusa e se classifica

O Fluminense garantiu a classificação às quartas de final da Copa do Brasil ao derrotar a Portuguesa por 3 x 2 em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Agora, o Tricolor das Laranjeiras vai enfrentar o Grêmio, jogando a primeira no Maracanã e a segunda no Olímpico, em Porto Alegre.

A vitória do time carioca que parecia fácil no primeiro tempo quando Fred marcou três gols, se complicou no segundo tempo quando o time caiu de produção e permitiu a reação da equipe de São Paulo, que marcou dois gols e pressionou bastante em busca de um empate que seria o resultado mais justo pelo futebol apresentado pelas duas equipes.

O Fluminense foi dirigido por Mário Marques, treinador de juniores, que ficará no cargo até que a diretoria tricolor defina o nome do treinador que substituirá o demitido Cuca no comando da equipe.

O jogo
Mal a partida começou o Fluminense marcou seu primeiro gol. Aos dois minutos, após cruzamento de Júlio César o goleiro Fábio saiu para segurar a bola, mas acabou se chocando com Fabrício e a bola acabou sobrando para Fred que tocou de primeira para as redes da Lusa.

Desorientada com o gol sofrido tão cedo, a Portuguesa não conseguiu mais se organizar em campo, permitindo que o Fluminense mantivesse a pressão em busca de outros gols. Aos oito minutos, Fred cobrou falta sofrida por Conca na entrada da área e obrigou o goleiro Fábio a praticar boa defesa. Aos 16 minutos, Alan recebeu na área e foi derrubado pelo zagueiro Domingos. Pênalti que Fred converteu com um chute forte que não deu qualquer chance para o goleiro Fábio.

Logo depois de marcar o segundo gol, o Fluminense perdeu o atacante Alan que sentiu dores no abdômen e teve que ser substituído. O Tricolor das Laranjeiras manteve a pressão e chegou ao terceiro gol aos 21 minutos novamente com o artilheiro Fred que recebeu passe preciso do lateral Mariano.

Depois de marcar o terceiro gol, o Fluminense reduziu seu ritmo e a Portuguesa começou a se organizar em campo para tentar diminuir a vantagem. Aos 30 minutos, a Lusa criou sua primeira jogada de perigo em arrancada de Héverton que concluiu com perigo para o gol de Rafael. Apenas tocando a bola sem muita ambição, a equipe carioca só voltou a incomodar a defesa paulista aos 38 minutos com chute de Júlio César após boa jogada individual de Wellington Silva.

Só aos 45 minutos é que o torcedor viu outra jogada de perigo quando Marco Antonio arriscou de fora da área e obrigou Rafael a praticar uma grande defesa para evitar o primeiro gol da equipe do Canindé.

A Portuguesa voltou para o segundo tempo com o atacante Luiz Carlos no lugar do zagueiro Acleison numa tentativa do técnico Vadão de dar mais agressividade ao seu time. Mesmo sem forçar o ritmo, o Fluminense continuou com o domínio da partida e quase ampliou aos dez minutos em conclusão de Gum após cobrança de falta feita por Conca, do lado esquerdo da área. Aos 14 foi a vez de Conca arriscar de fora da área e assustar o goleiro luso.

O Tricolor carioca ainda voltou a perder boa chance com Júlio César que chegou a passar pelo goleiro Fábio mas a bola acabou saindo.

O time paulista aumentou o ritmo e marcou seu primeiro gol aos 28 minutos. Luiz Carlos chutou forte de fora da área. A bola desviou em Cássio e sobrou para Luiz Ricardo mandar para as redes. Aos 35 minutos, a Lusa marcou o segundo gol em cobrança de falta de Paulo Sérgio. O lateral bateu da entrada da área sem chances de defesa para Rafael. Logo depois, o meia Conca que já tinha cartão amarelo fez outra falta dura e foi expulso, complicando a situação do Fluminense na partida.

Com dez jogadores, Mário Marques trocou Wellington Silva pelo volante Diogo e o time carioca teve a chance de marcar o quarto em cruzamento de Mariano que não foi alcançado por Leandro Euzébio.

Nos minutos finais, a Lusa pressionou em busca do gol de empate, mas Rafael, com grande defesa, evitou que a equipe paulista chegasse ao terceiro gol. No final, a torcida tricolor vaiou a sua equipe.