Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Atlético-MG vence Sport na Ilha e se classifica na Copa BR

Dominando totalmente o jogo e anulando o ataque do adversário, o Atlético-MG venceu o Sport, por 2 x 0, na Ilha do Retiro, em Recife, e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil. O Leão tentou, pressionou, mas não conseguiu furar a boa defesa atleticana. Saindo em rápidos contra-ataques, o Galo marcou dois gols, com Muriqui e Diego Tardelli, logo no primeiro tempo, o que dificultou ainda mais a vida da equipe pernambucana.

Como tinha vencido o primeiro jogo por 1 x 0, no Mineirão, o Atlético tinha a vantagem de um empate para se classificar, mas a defesa rubro-negra descuidou do veloz ataque atleticano e o Sport saiu derrotado da Ilha do Retiro, para revolta dos torcedores do Leão. Agora o Galo encara o Santos nas quartas de final da competição nacional. A primeira partida será no Mineirão e a segunda na Vila Belmiro.

As equipes jogaram com formações parecidas. O esquema 3-5-2 foi adotado pelos dois treinadores. Os zagueiros Werley, Jairo Campos e Benítez formaram o trio de zaga do Atlético, a exemplo do que aconteceu na última partida, quando o Galo empatou com o Democrata pela semifinal do Campeonato Mineiro e se garantiu na decisão do estadual.

Para reforçar a marcação no meio-campo, já que o Sport tinha que vencer o jogo no Recife, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou os volantes Zé Luis e Correa, e Fabiano jogando como meia. O experiente Junior, que vinha atuando no meio-campo, foi deslocado para a lateral esquerda.

Pelo lado do Sport, o técnico Givanildo Oliveira manteve o mesmo time que perdeu para o Atlético no primeiro jogo, no Mineirão, com os três zagueiros, Igor, Tobi e César, e com dois volantes no meio-campo, Daniel e Zé Antônio. Eduardo Ramos foi o responsável pela armação e a dupla de ataque foi formada por Ciro e Dairo.

O próximo compromisso do Atlético será no domingo, quando enfrentará o Ipatinga pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro. No mesmo dia o Sport encara o Central pela primeira partida da semifinal do Campeonato Pernambucano.

O jogo

Precisando vencer para avançar na Copa do Brasil, o Sport manteve a posse de bola no começo da partida, tentando pressionar o adversário e investindo nas bolas aéreas. Bem posicionado e reforçado na marcação, o Atlético não dava espaço para o ataque do Leão.

O Galo saia pouco para o jogo, mas quando tinha a posse de bola, valorizava. Logo na primeira oportunidade da partida, o Atlético conseguiu balançar as redes, para desespero do Sport, que agora teria que fazer três gols para se classificar.

Aos 19 minutos do primeiro tempo, o volante Zé Luis fez ótimo lançamento, do meio-campo, para Fabiano, que bateu, de primeira, para dentro da pequena área. A bola passou pelo goleiro Magrão e chegou aos pés do atacante Muriqui, que só completou para o gol.

Se o Atlético já jogava mais defensivamente, saindo em contra-ataques, depois do gol ficou ainda mais recuado. Precisando de três gols, o Sport avançou seus jogadores, que intensificaram a pressão inicial. No entanto, as jogadas aéreas do Leão foram bloqueadas pelo seguro goleiro Aranha.

Firme na marcação, o Galo equilibrava o jogo e girava bem a bola, mas não deixando de sair em contra-ataques. E foi assim que a equipe alvinegra marcou seu segundo gol e praticamente liquidou o jogo, porque, nessa condição, o Sport precisava fazer quatro tentos para avançar na competição.

Aos 39 minutos, em uma rápida jogada da equipe alvinegra, o atacante Diego Tardelli foi lançado, driblou o zagueiro e ficou frente a frente com o goleiro Magrão. O artilheiro teve calma, escolheu o canto e bateu cruzado, cravando 2 x 0 no placar da Ilha do Retiro.

Para o segundo tempo o técnico Givanildo Oliveira colocou o time mais avançado, já que o Sport tinha a difícil missão de fazer quatro gols. E logo no primeiro minuto o Leão teve uma boa chance de diminuir o placar, em um forte chute de Júlio César, que foi defendido por Aranha.

Ainda muito marcados, os jogadores da equipe pernambucana pouco conseguiam fazer. Como saía muito para o ataque, o Sport deixava alguns espaços para o time do Atlético, que quase ampliou aos 19 minutos da etapa final. Junior tocou para Muriqui, que estava livre na área, mas o goleiro Magrão saiu nos pés do atacante e salvou o Leão.

Aos 32 o Galo teve mais uma boa chance de marcar. O atacante Muriqui recebeu pelo lado esquerdo do campo, tocou para trás e Ricardinho chutou colocado, mas a bola saiu caprichosamente para fora. Totalmente perdido no jogo, o Sport parou de atacar e começou a ser pressionado. Em novo arremate de Carlos Alberto, o Atlético quase marcou, mas o goleiro Magrão defendeu.

Antes do término do jogo, o Galo errou um gol incrível com o meia Renan Oliveira, que tinha o gol aberto, dentro da pequena área, para fazer o terceiro tento atleticano. Mas o jogador chutou fraco, nas mãos de Magrão. E terminou assim: Sport 0 x 2 Atlético.

FICHA TÉCNICA - SPORT 0 x 2 ATLÉTICO-MG

Local:
Estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 21 de abril de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Thiago Gomes Brígido (CE)
Cartões amarelos: Zé Luis (A); Ciro (S)
GOLS:
ATLÉTICO: Muriqui, aos 19, e Diego Tardelli, aos 39 minutos do primeiro tempo.


SPORT:
Magrão; Tobi, César (Ricardinho) e Igor; Júlio César (Eduardo Ratinho), Zé Antônio, Daniel, Eduardo Ramos e Dutra; Ciro e Dairo (Pedro Junior) Técnico: Givanildo Oliveira


ATLÉTICO-MG:
Aranha; Werley, Jairo Campos e Benítez; Carlos Alberto, Zé Luis, Correa (Ricardinho), Fabiano (Jonílson) e Junior; Muriqui e Diego Tardelli (Renan Oliveira)
Técnico:
Vanderlei Luxemburgo