Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Lincoln garante empate no fim e põe Palmeiras nas quartas

O Palmeiras não sucumbiu diante da pressão do Atlético-PR em Curitiba nesta quarta-feira. Depois de perder pênalti com Robert no primeiro tempo e sair atrás no placar, Lincoln buscou o empate por 1 x 1 nos minutos finais e garantiu a classificação do time para as quartas de final da Copa do Brasil.

Como havia vencido a primeira partida por 1 x 0, no Palestra Itália, o Palmeiras se classifica para a próxima fase do torneio e agora espera o vencedor do duelo entre Atlético-GO e Santa Cruz, que decidem a vaga nesta quinta - no jogo de ida, o time goiano venceu por 2 x 1, no Recife.

Sem Cleiton Xavier, em recuperação de uma entorse no joelho esquerdo, Antônio Carlos levou a campo a mesma formação que usou no primeiro encontro. Já Leandro Niehues escalou o Atlético com duas novidades em relação ao jogo em São Paulo: o lateral direito Lisa e o atacante Alex Mineiro.

O jogo

O primeiro bom lance foi do Palmeiras. Aos seis minutos de jogo, o zagueiro Léo foi ao ataque e aproveitou cobrança de falta pelo lado direito para cabecear para fora. O Atlético respondeu quatro minutos mais tarde, em falta cobrada por Netinho, que obrigou Marcos a uma difícil defesa.

Aos 15 minutos, o Palmeiras teve uma chance rara de aumentar sua vantagem. O meia Lincoln foi derrubado na área, ganhou pênalti e provocou a expulsão do zagueiro Bruno Costa pelo segundo amarelo. Só que Robert ameaçou cobrar direto e parou, antes de chutar fraco nas mãos de Neto.

Mesmo desperdiçando a oportunidade de abrir o placar, o time paulista passou a ter a vantagem de ficar com um jogador a mais em campo. Espaço não muito aproveitado até o intervalo da partida: foi o Atlético quem voltou a assustar, em chute de Pepe Toledo no lado de fora da rede palmeirense.

No segundo tempo, Antônio Carlos tirou o volante Pierre, que havia recebido amarelo, para a entrada do atacante Ewerthon no Palmeiras. Por sua vez, Niehues fez três alterações no Atlético: Tartá susbtituiu Pepe Toledo, Bruno Mineiro entrou no lugar de Alex Mineiro, e Marcelo deixou Netinho no banco.

O Palmeiras voltou a ter maior posse de bola e chegou ao ataque mais vezes, mas pecou nas finalizações. O Atlético começou a explorar os contragolpes. Aos 29 minutos, Alan Bahia passou pela marcação, entrou na área e só parou na grande defesa em dois tempos do arqueiro Marcos.

Quatro minutos depois, Bruno Mineiro dividiu bola pelo alto com Léo, caiu na área e viu o árbitro assinar pênalti. Com a mesma paradinha que tentou Robert, Alan Bahia teve maior competência na cobrança: viu Marcos cair no canto esquerdo e chutou no lado direito para inaugurar o placar em Curitiba.

Empurrado pela torcida, o Atlético equilibrou ainda mais o jogo. Antônio Carlos sacou Figueroa e pôs Marquinhos em campo. Mas foi Lincoln quem resolveu, aos 43: Márcio Araújo tabelou, invadiu a área e tocou para o camisa 99, livre de marcação, completar para a rede e definir o resultado positivo.

FICHA TÉCNICA - ATLÉTICO-PR 1 X 1 PALMEIRAS

Local:
Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 21 de abril de 2010 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Ricardo de Almeida e Wagner de Almeida Santos (ambos do RJ)

Cartões amarelos: Bruno Costa, Alex Mineiro, Tartá (A); Lincoln, Diego Souza, Pierre (P)
Cartão vermelho: Bruno Costa (A)

Gols: ATLÉTICO-PR: Alan Bahia, aos 34 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Lincoln, aos 43 minutos do segundo tempo


ATLÉTICO-PR:
Neto; Manoel, Bruno Costa e Rhodolfo; Lisa, Chico, Alan Bahia, Netinho (Marcelo) e Márcio Azevedo; Alex Mineiro (Bruno Mineiro) e Pepe Toledo (Tartá)
Técnico: Leandro Niehues


PALMEIRAS:
Marcos; Márcio Araújo, Danilo, Léo e Armero (Eduardo); Pierre (Ewerthon), Edinho, Figueroa (Marquinhos), Diego Souza e Lincoln; Robert
Técnico: Antônio Carlos