O Vasco da Gama passou às quartas-de-finais da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians Paranaense, por 2 x 1, nesta quarta-feira à tarde, no Estádio de são Januário, no Rio de Janeiro. O time carioca tinha vencido no jogo de ida, por 1 x 0. Agora vai enfrentar o vencedor do confronto entre Goiás e Vitória, com vantagem inicial do time baiano - que venceu, por 4 x 0, em Salvador.
Momento instável
Apesar da classificação, o fraco futebol do Vasco preocupou pouco mais de 11 mil torcedores que foram a São Januário, comemorando 83 anos. Fez 1 a 0 no começo do primeiro tempo, mas não forçou para ampliar o resultado. Perdeu algumas chances no segundo tempo e depois se complicou.
O visitante foi ao ataque, empatou o jogo e transformou os últimos 20 minutos em momentos de sofrimento e tensão para a torcida. O Vasco se mostrou um time ainda sem confiança e acabou vaiado por sua torcida.
Gol no início
Sem forçar a barra, o Vasco abriu o placar aos 12 minutos. Após cobrança de escanteio, Elton subiu entre dois zagueiros e desviou de cabeça. A bola entrou no canto direito do goleiro Colombo.
No começo do segundo tempo, o Vasco tentou liquidar a fatura. Arriscou mais chutes, principalmente de longe, mas não conseguiu marcar. A melhor chance saiu aos 25 minutos, num chute de Carlos Alberto que bateu no pé da trave.
O empate
No minuto seguinte, porém, o Corinthians empatou. Após o levantamento para a área, a defesa não cortou e a bola sobrou, na pequena área, para o complemento de Leandro. Ele estava sozinho, porém, sem impedimento.
Aos 30 minutos, Oliveira cobrou falta na frente da área e exigiu grande defesa de Fernando Prass, que mandou a bola para escanteio. Nos últimos minutos, o time paranaense manteve a pressão, assustando o Vasco e sua torcida.
Fim do sufoco
Só mesmo aos 42 minutos é que o Vasco da Gama saiu do sufoco. E numa jogada individual de Carlos Alberto. Ele recebeu na grande área, perto da marca de pênalti, passou por dois adversários e bateu cruzado na saída do goleiro. A bola entrou mansinha no canto esquerdo.
FICHA TÉCNICA - VASCO 2 x 1 CORINTHIANS
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro - RJ
Público: 10.034 pagantes (11.799 total)
Árbitro: Cléber Welington Abade - SP
Cartões amarelos: Ronaldo, Peixoto, Leandro (Corinthians). Phelipe Coutinho e Élder Granja (Vasco)
Gols: Elton, aos 12;/1T e Carlos Alberto, aos 42;/2T (Vasco). Leandro, aos 26;/2T (Corinthians-PR).
Vasco da Gama
Fernando Prass; Fagner, Thiago Martinelli, Titi e Ramon; Nilton, Rafael Carioca, Léo Gago e Carlos Alberto; Philippe Coutinho (Dodô) e Elton (Rafael Coelho).
Técnico: Gaúcho.
Corinthians
Colombo; Neto, Leandro e Peixoto; Thiago Araújo, Cícero, Ronaldo (Andrezinho), Safira e Rodrigo Crasso; Cristiano (Oliveira) e Bruno Batata.
Técnico: Lio Evaristo