Nesta terça-feira, o Universo, líder da primeira fase do NBB (Liga Nacional de Basquete), estreou nas quartas de final da competição com vitória sobre o Bauru por 102 x 96. Mesmo jogando fora de casa e oscilando durante a partida, a equipe do Planalto Central saiu do ginásio Luso Brasileiro vencedor
Após perder a final do Torneio Interligas na última quinta-feira, o Brasília começou o embate de maneira arrasador e fechou o primeiro quarto com 30 x 18. Contudo, nos próximos dez minutos, o clube do interior paulista, que eliminou o Assis Basket nas oitavas do Nacional, retomou a concentração, diminuiu a vantagem para apenas seis pontos e deu mostras que poderia complicar a vida dos brasilienses.
No terceiro quarto, o Universo, mais uma vez, destoou e voltou a acumular uma "gordurinha" no duelo. Contudo, no último quarto, o Bauru reagiu e voltou a assustar o clube do pivô Guilherme Giovannoni, autor de 26 pontos na partida, que mesmo chegando ao placar centenário, ficou apenas seis pontos à frente do time interiorano.
O grande destaque da valentia do Bauru foi o ala/armador norte-americano Larry, que mesmo anotando 36 pontos e conquistando o posto de cestinha da noite, não conseguiu evitar o primeiro revés de seu time na série melhor de cinco.
O próximo encontro entre as equipes será na próxima sexta-feira, no ginásio da Asceb, em Brasília. A partida está marcada para às 19h.