Respeitável público! A Liga dos Campeões da Europa coloca em cartaz às 15h45, no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, o duelo entre o goleiro e o atacante número 1 do planeta bola. Com a camisa 12 da Internazionale, o brasileiro Júlio César, 30 anos, é um dos raros arqueiros no mundo capaz de bater no peito e dizer: "Em mim, ele nunca fez gol". O "ele" em questão é o argentino Messi, 22, camisa 10 do Barcelona e artilheiro isolado do principal torneio de clubes do mundo, com oito gols.
No levantamento do Correio, Júlio César e Messi estiveram frente a frente quatro vezes antes da partida de hoje, pelas semifinais. Duas com as camisas de Brasil e Argentina, respectivamente, e outras duas vestindo os uniformes de Inter e Barça. Messi não balançou a rede nem uma vez. No que depender de uma testemunha ocular da história, Júlio César continuará invicto.
Fiel escudeiro de Júlio César, o lateral-direito Maicon assume a função de paredão. "Estive em todos os jogos contra o Messi desde que ele passou a jogar pela Argentina e o Barcelona, e realmente ele nunca marcou quando eu, Júlio e Lúcio estávamos em campo. Espero que não seja agora", brincou o camisa 13 da Inter, em entrevista por telefone ao Correio. "Reconheço a qualidade do Messi. É um grande jogador. Pra mim, é um dos melhores do mundo, mas vou tentar anulá-lo o mais distante possível da nossa área, para que ele não perturbe o Júlio César e mantenhamos essa escrita", prometeu.
A curiosidade é saber qual será o método adotado por Maicon & cia. para blindar Júlio César. Nesta temporada, Messi recebe uma falta a cada 36 minutos. As estatísticas disponíveis no site do Barcelona levam em conta jogos do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões. No total, foram exibidos 28 cartões amarelos a jogadores que pararam Messi fora da lei. Até o fim de semana, o melhor jogador do mundo havia recebido 105 faltas em 42 jogos nas três competições.
"O fato de os adversários tentarem me parar com falta é um mal necessário. Estou acostumado com isso. É culpa do meu estilo de jogo", minimizou Messi, em entrevista ao diário espanhol Sport.
FICHA TÉCNICA
Messi contra Júlio César
18/6/2008
Brasil 0 x 0 Argentina
Local: Mineirão, Belo Horizonte
5/9/2009
Argentina 1 x 3 Brasil
Local: Rosário, Argentina
Gol da Argentina: Dátolo
16/9/2009
Internazionale 0 x 0 Barcelona
Local: Giuseppe Meazza, Milão
24/11/2009
Barcelona 2 x 0 Internazionale
Local: Camp Nou, Barcelona
Gols do Barça: Piqué e Pedro
BARÇA CHEGA A MILÃO DE ÔNIBUS
A Inter leva vantagem contra o Barcelona no aspecto físico. Por conta das restrições aéreas na Europa devido à erupção de um vulcão na Islândia, o Barcelona chegou ontem a Milão depois de viajar, aproximadamente, mil quilômetros de ônibus. O técnico do Barcelona, Pep Guardiola, aposta na motivação de sua equipe para superar o cansaço. "Foi um problema da natureza e pouco se pode fazer. Nós poderíamos ficar à espera do avião, não embarcar e perder por 3 x 0. Mas viajamos de ônibus e aqui estamos, sorrindo, para jogar as semifinais", ironizou. "Prefiro viajar 14 horas de ônibus a ver a semifinal pela televisão."
Fala, Daniel Alves!
"O Barcelona tem mostrado que quando você faz gols fora de casa a chance de avançar para a próxima fase é muito grande. E é com essa mentalidade que vamos jogar: para marcar um gol e, se possível, ganhar. Isso é o que faz com que você seja forte e grande. Nossa equipe sempre quer ganhar, independentemente do adversário".
Cinco perguntas para;
Maicon, lateral-direito da Internazionale
O que você espera de Barcelona x Inter?
Pra todos é uma final antecipada. Lógico que do outro lado também estão duas grandes equipes (Lyon e Bayern de Munique), mas Inter e Barcelona vai ser uma final antecipada e quem passar tem grandes chances de levar o título. Espero sair campeão desse duelo (risos), mas vai ser difícil, cara. O Barcelona vem fazendo grandes temporadas. Na última, conquistou seis títulos. Nós os enfrentamos duas vezes na fase de grupos da Liga, mas o jogo agora é totalmente diferente.
O que o Barcelona tem de especial?
O que mais chama a atenção é que eles não têm pressa de marcar gol. Procuram tocar bastante a bola. O adversário fica sem escolha, tem que sair para não ficar atrás. Aí, quando os espaços aparecem, eles sabem utilizá-los. Isso é fundamental no futebol e o Barcelona sabe muito bem explorar isso. Vem dando certo, mas vamos estudá-los para neutralizar todas as jogadas e conseguir a nossa classificação.
Qual é o maior diferencial do Barcelona?
O passe deles é muito bom. Hoje, no futebol, quem tem a posse de bola e não erra muitos passes tem muito mais oportunidades de chegar ao gol.
Até que ponto o Mourinho pode ser decisivo contra o Barcelona?
Ele já foi campeão da Liga. Inclusive tirou o Barcelona da competição. Depois que ele fizer a reunião dele, mostrar tudo o que deseja, a categoria dos jogadores escolhidos tem que prevalecer.
Os dois laterais-direitos da Seleção estarão em campo. Quem ganha? Maicon ou Daniel Alves?
Vai dar Maicon. O Daniel Alves já teve a chance dele no ano passado e aproveitou. Chegou a minha vez de ser campeão.