O campeão olímpico Rodrigo Pessoa terminou a Final da Copa do Mundo de Hipismo 2010 na 16ª posição, na classificação geral, no dorso de Let's Fly, de apenas 11 anos, que participava pela primeira vez da competição. O brasileiro ficou empatado com a americana Lauren Hough/Quick Study, com 21 pontos perdidos.
O vencedor desta edição foi o alemão Marcus Ehning com Plot Blue, com seis pontos perdidos. Com esta conquista, Marcus assegurou o tricampeonato, se igualando ao brasileiro Rodrigo Pessoa, a compatriota Meredith Michaels Beerbaum e ao austríaco Hugo Simon. Ehning também havia levantado a taça nas edições de 2003, em Las Vegas e em 2006, em Kuala Lampur.
O segundo posto foi divido entre Ludger Beerbaum, da Alemanha, e Pius Schwizer, da Suíça, totalizando sete pontos perdidos cada. Somente hoje foram distribuidos mais de 400.000 euros em prêmios. A premiação total do evento, que começou na quinta-feira, foi de 625.000 euros.
A prova decisiva foi realizada com dois percursos distintos, a primeira passagem teve início às 08h30 (horário de Brasília). A segunda volta começou às 10h30 (horário de Brasília). Ambas com obstáculos a 1,60m. Dos 43 conjuntos classificados para a Final da Copa do Mundo, apenas 29 carimbaram o passaporte para a última e decisiva prova da competição.
Destes somente sete fizeram uma pista perfeita sem faltas na primeira passagem. O único conjunto do Brasil, com Rodrigo Pessoa/Let's Fly, havia feito o tempo de 69s66, porém com duas penalidades. Na segunda volta, o medalhista de bronze por equipe em Atlanta/1996 e Sydney 2000 cometeu mais duas faltas, totalizando 16 pontos, ocupando a 19ª colocação na prova deste domingo.
A Federação Equestre Internacional desqualificou a montaria Sapphire, do bicampeão olímpico Mclain Ward, dos Estados Unidos. O animal havia sido selecionado para os exames termográfico e clínico, dando positivo para hipersensibilidade. Logo, o conjunto foi eliminado da grande decisão da Copa do Mundo de Hipismo 2010. Mclain Ward e Sapphire, que haviam sido vice-campeões na última edição, lideravam a competição, sem nenhum ponto perdido.
Apenas Richard Spooner/Cristallo, dos Estados Unicos, Dermott Lennon/Hallmark Elite, da Irlanda, Ludger Beerbaum/Gotha, da Alemanha conseguiram o duplo zero, na primeira e segunda voltas. Marcus Ehning e Plot Blue fizeram uma falta na primeira passagem e percurso limpo na segunda. Resultado suficente para garantir o troféu à Alemanha.
Rodrigo Pessoa levantou a taça de campeão nas edições de 1998, 1999 e 2000 com Baloubet du Rouet. O conjunto também foi vice em 2001 e 2003 e terceiro colocado em 2002. Essas conquistas transformam o brasileiro no cavaleiro com o currículo mais expressivo na história da competição, sendo o único no mundo a conquistar três troféus seguidos no torneio.
Os próximos grandes desafios do tricampeão Rodrigo Pessoa este ano serão: o maior circuito hípico do mundo, o Global Champions Tour, cuja final será durante o Athina Onassis International Horse Show, no Rio de Janeiro (em agosto) e o Mundial de Hipismo, que acontece de quatro em quatro anos, será realizado em outubro, em Kentucky, nos Estados Unidos.