No primeiro jogo da série aparentemente mais disputada dos playoffs da Conferência Leste, o quarto colocado na temporada regular Boston Celtics recebeu o Miami Heat, quinto, e após sair perdendo, correr atrás e ficar outra vez em desvantagem no placar, buscou uma vantagem de dois dígitos e virou o jogo para 85 a 76, abrindo 1 a 0 no confronto.
Uma briga no final do último quarto quase manchou a ótima partida de basquete que era vista até então, quando, após dar um passe, Paul Pierce, ala dos Celtics, sentiu o ombro e caiu no chão. Kevin Garnett, do time de Boston, foi conferir o que acontecia com o companheiro de equipe, quando Jason Richardson foi tirar satisfações com o caído Pierce.
Garnett não gostou e discutiu com o rival, o que fez a confusão se armar, acertando-lhe ao menos uma cotovelada, em imagem muito clara. Vários jogadores tentaram interferir, mas logo os jogadores foram separados. Ao final da discussão, após muito tempo de análise das imagens, o ala-pivô foi excluído da partida por sofrer duas faltas técnicas no lance.
Quando a bola rolou, o Miami Heat começou melhor o jogo, com Dwyane Wade chamando a responsabilidade para si e marcando nove pontos no primeiro quarto, sendo o mais efetivo da equipe. No entanto, o bom desempenho durou apenas na primeira metade da partida, quando o camisa 3 do Heat sumiu do jogo.
Em seu lugar, protagoinzaram o espetáculo Pierce, Garnett e o armador Rajon Rondo, que tiveram ótima noite e ajudaram os Celtics a virar o jogo, que terminou muito tempo depois por conta da confusão, que, porém, não deverá acirrar os ânimos para a segunda partida da equipe, na próxima terça-feira.
O cestinha da partida foi ainda Wade, com 26 pontos, e mais seis assistências. Pelo Boston, Pierce foi o melhor atleta da noite com 16 tentos anotados, boa parte deles no segundo tempo (terceiro e último quartos).
Atlanta sai na frente contra Milwaukee
No início da noite, o Atlanta Hawks recebeu o Milwaukee Bucks, ainda pela região Leste, e com alguma tranquilidade venceu por 102 a 92. O destaque do jogo foi, no entanto, o armador Brandon Jennings, que marcou 32 pontos pelos Bucks. Nos Hawks, Joe Johnson contribuiu com outros 22 tentos.