A briga pelo título do Campeonato Espanhol está acesa novamente. Neste sábado, o Barcelona empatou sem gols com o Espanyol, no clássico da cidade, e pode ver o Real Madrid se aproximar na classificação geral neste domingo, quando a equipe da capital espanhola recebe o Valencia no Santiago Bernabéu.
O empate deixa o Barcelona com 84 pontos conquistados em 33 partidas disputadas. O Real Madrid, que é vice-líder, soma 80 pontos e pode chegar aos 83 caso vença seu compromisso no fim de semana. Encerrada esta rodada, faltarão apenas cinco jogos para cada equipe na competição.
Na próxima rodada, o Barcelona tem pela frente o Xerez, domingo, no Camp Nou. Antes, entretanto, a equipe tem importante compromisso contra a Inter de Milão, fora de casa, na terça-feira, pela semifinal da Copa dos Campeões da Europa. O Espanyol volta a campo também no domingo, para enfrentar o Almería, longe de seus domínios.
Amplo favorito no confronto deste sábado, o Barcelona encontrou muitas dificuldades para impor seu ritmo de jogo sobre o rival da cidade. Com forte marcação no meio de campo, o Espanyol não deixou espaço para Xavi organizar as jogadas ofensivas do Barça, função que acabou sendo exercida por Yaya Touré, o que comprometeu a força da equipe no ataque.
Na primeira etapa de partida, as duas melhores chances foram do Espanyol. A primeira aconteceu aos 25 minutos de jogo, em chute de Baena, dentro da área, que desviou na zaga e assustou a torcida do Barcelona. Já no final da etapa, aos 44 minutos, a trave salvou o Barcelona: Osvaldo completou cruzamento da esquerda e a bola desviou no goleiro Valdés antes de acertar o poste.
Na segunda etapa, o Espanyol continuou com ritmo forte na marcação e aproveitando roubadas de bola para partir no contra-ataque. A vida do Barcelona ficou mais complicada aos 16 minutos, quando o brasileiro Daniel Alves recebeu o segundo cartão amarelo, por falta em Callejón, e foi expulso.
Com dez em campo, o Barcelona apelou para as jogadas individuais de Messi e Xavi para tentar abrir o placar. Os dois criativos jogadores, no entanto, tiveram dificuldades para vencer a forte marcação do Espanyol e o placar seguiu inalterado até o apito final do árbitro Undiano Mallenco.