A erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, provocou um verdadeiro caos no sistema aéreo da Europa: somente nesta sexta-feira, mais de 17 mil voos foram cancelados no continente, que tem seus quatro maiores aeroportos fechados. O assunto, porém, virou piada na coletiva de imprensa após o treino classificatório do GP da China.
Após um repórter perguntar aos pilotos se eles estavam preocupados com a volta para casa, o pole Sebastian Vettel saiu-se com esta: "Vou alugar um carro e dirigir até lá". Seu companheiro de Red Bull, o australiano Mark Webber, imediatamente completou: "Isso, eu vou estar no mesmo carro que Seb, vamos voltar juntos. Ou então eu vou para a Austrália".
Fernando Alonso, o único que até então havia respondido com seriedade ao dizer que espera retornar normalmente, não perdeu a chance de entrar na brincadeira. E provocou Webber: "Você pode ir nadando...".
Os problemas na Europa, de fato, afetaram a Fórmula 1 na China, especialmente a Red Bull. Parte dos equipamentos do time chegou atrasada à Ásia porque não tiveram dificuldades para serem despachados por avião.