O Libertad-PAR garantiu nesta quinta-feira sua classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, ao derrotar o Blooming-BOL por 2 x 1, fora de casa, e assegurar a primeira colocação do Grupo 4 da competição continental, com 12 pontos ganhos em seis partidas disputadas.
Na segunda colocação da chave ficou o Universitario-PER, que empatou sem gols com o Lanús e encerrou sua participação na fase classificatória com dez pontos ganhos e pode avançar às oitavas de final como uma das melhores campanhas entre os vice-campeões de grupo. No final da partida, apitada pelo brasileiro Carlos Eugênio Simon, jogadores das duas equipes envolveram-se em uma confusão generalizada e trocaram agressões.
A vitória do Libertad foi conquistada de virada. O Blooming abriu o placar aos 28 minutos de partida, em cobrança de falta de Hurtado, que atravessou toda a área e acabou surpreendendo o goleiro Medina, que esperava por um desvio no meio do caminho.
Ainda na primeira etapa, a equipe visitante chegou ao empate. Aos 38 minutos, Ayala cruzou a bola para a área e Román subiu para completar a jogada de cabeça e igualar o placar. Já no segundo tempo, o Libertad virou o confronto com Rodolfo Gamarra, que aproveitou rebote do goleiro adversário em chute de Velázquez e mandou para as redes.
Com os resultados desta quinta-feira, o Lanús encerrou sua campanha na Libertadores na terceira colocação do Grupo 4, com oito pontos conquistados. O Blooming, com apenas um ponto somado, ficou com a lanterna da chave.