O técnico Vagner Mancini será o comandante do Guarani no Campeonato Brasileiro. O treinador fechou contrato com a equipe de Campinas até dezembro de 2011 e declarou que foi seduzido pelo projeto de longo prazo da equipe. No último sábado, dia 10, o Bugre acertou a saída de Vadão, que tinha levado a equipe para a primeira divisão nacional, mas quase foi rebaixado para a Série A-3 do Campeonato Paulista.
Mancini iniciou a temporada no Vasco da Gama, onde teve uma boa participação na Taça Guanabara, mas foi eliminado nas semifinais e teve dificuldades na Taça Rio, o que gerou sua demissão. Agora na nova equipe, o treinador espera conseguir colocar seu trabalho em prática com mais tranquilidade.
"Na verdade o que me seduziu foi o projeto e a maneira de trabalhar. O Guarani é o primeiro time do interior do Brasil a ganhar o Brasileiro. É um time que sempre cedeu jogadores a seleção brasileira e que está retornando este ano para Série A e me ofereceu um projeto até 2011", comentou o novo comandante bugrino.
"Então nós estamos felizes com o acerto e sabendo que nós temos uma grande chance de devolver o Guarani, o quadro do time para que ele possa novamente figurar como uma equipe forte no nosso futebol", completou o comandante.
O treinador começa seus trabalhos a frente da equipe na próxima segunda-feira, mas só deve estrear oficialmente contra o Goiás, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com isto, ele não comandará a equipe no jogo de volta contra o Santos pela Copa do Brasil. Na primeira partida, o Verdão de Campinas perdeu por 8 x 1.
Vágner Carmo Mancini tem 43 anos e teve o auge da sua carreira no comando do Paulista de Jundiaí, onde ficou três ano e foi campeão da Copa do Brasil, em 2005 (em um time que tinha o volante Cristian e o meia Márcio Mossoró). Depois, o treinador comando o Al Nassr, nos Emirados Árabes Unidos, onde ficou até 2007.
O retorno do treinador ao Brasil foi em 2008, quando ficou apenas seis jogos no Grêmio e foi demitido sem sequer ter perdido uma partida. No mesmo ano, o técnico comandou o Vitória no Brasileiro e fez boa campanha, que chamou atenção do Santos no início de 2009. Entretanto, a equipe perdeu a final do Paulista para o Corinthians e foi claudicante no nacional e retornou para o Rubro-negro baiano.