Jornal Correio Braziliense

Superesportes

De olho nos playoffs do NBB, brasilienses enfrentam o Peñarol pelo Torneio Interligas

A parte final da preparação do Universo para os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) começa hoje, às 21h, em Mar del Plata, na Argentina. A partida contra os argentinos do Peñarol vale o título do Torneio Interligas, que reuniu os quatro melhores times do NBB e do campeonato argentino. Enquanto os brasilienses venceram o grupo A, formado por Flamengo, Libertad Sunchales (ARG) e Juventud Sionista (ARG), os hermanos superaram os times de Franca, Minas e Atenas (ARG) para carimbar a vaga na decisão.

Para o time do Distrito Federal, o confronto é o último grande teste antes da estreia na fase decisiva do campeonato nacional, que acontece na próxima terça-feira, ainda sem adversário definido. Além disso, o duelo é uma oportunidade para os brasilienses se vingarem da derrota que os eliminou da Liga das Américas deste ano. "Isso serve como motivação. Vamos com a intenção de ganhar, mas eles não estão na final à toa. É um time com qualidade e muito técnico", comentou o ala-pivô Guilherme Giovannoni, cestinha do Universo na competição, com 26,5 pontos por jogo.

Uma das principais armas da equipe na temporada, Guilherme destacou três jogadores do Peñarol como principais ameaças ao título inédito: Léo Guiterrez, que faz parte da Seleção Argentina, o pivô Leiva, "que é muito importante taticamente", e o ala norte-americano Lamonte. Além deles, o cestinha do DF elogiou também o comandante argentino Sérgio Hernandez, também da seleção. "Temos que tentar neutralizar o Léo Gutierrez, coisa que conseguimos fazer no jogo passado, e tentar evitar as bolas de três pontos, que são uma das forças deles", receitou o ala-pivô.

Para o técnico Lula Ferreira, a partida vai ser uma excelente maneira de preparar o elenco para já entrar nos playoffs com ritmo, tendo em vista que o confronto tem tudo para ser jogado na mais alta intensidade. "Eles têm um trabalho coletivo muito bom. É um time muito forte, que vai estar jogando dentro de sua casa, mas é um ótimo teste, um desafio. É o basquete brasileiro contra o basquete argentino", destacou o comandante do Universo.

No aguardo

O mais provável adversário do Universo na próxima terça-feira é o Bauru, que eliminou o Assis na série melhor de cinco em três jogos. Porém, o confronto entre São José e Palmeiras pode mudar o rival dos brasilienses no mata-mata. O São José vence por 2 x 1, mas se o Palmeiras virar e se classificar, enfrenta o Universo. Caso contrário, será mesmo o time de Bauru. A quarta partida entre as equipes acontece amanhã, em Araraquara. Se São José vencer, fecha o duelo, mas se o Palmeiras ganhar, força a quinta partida, em São José dos Campos, no domingo.

Fala, seu Lula

"Eles têm dois armadores que jogam separadamente, mas de vez em quando jogam juntos, Rodriguez e Campazo, que formam uma boa dupla. Os dois laterais são mais jovens, Mata e Vega, mas são muito produtivos, apesar de não serem de volume. Tem também o pivô Leiva, que é experiente. Ele não é tecnicamente requintado, mas é grande, tem 2,11m, joga perto da cesta e é reboteiro. Esse é o time-base titular, mas ainda tem o norte-americano Lamonte, que vem do banco".

Programe-se
Universo x Peñarol
Local: Mar del Plata (ARG)
Horário: 21h
A SporTV anuncia a transmissão.

As campanhas

Confira o caminho de Universo e Peñarol para chegar até a decisão do Torneio Interligas:

Grupo A ; Brasília
7/4
Universo 102 x 81 Libertad Sunchales

8/4
Universo 102 x 93 Juventud Sionista

Grupo B ; Mar del Plata
9/4
Peñarol 87 x 75 Minas

10/4
Peñarol 74 x 64 Atenas

11/4
Peñarol 88 x 73 Franca