No dia de seu 98; aniversário, o Santos deu show e um grande presente à sua torcida, ao golear o Guarani, por 8 x 1, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, no confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Neymar comandou a festa e com cinco gols foi o grande destaque da partida. Robinho, com dois tentos anotados, e Marcel, de pênalti, completaram a goleada. Moreno descontou para os campineiros.
Com essa enorme vantagem aberta, os santistas podem perder por seis gols de diferença ou até por sete, caso marquem dois gols no duelo de volta com o Bugre, na próxima quarta, às 19h30 (horário de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, que estarão classificados.
Mas, antes disso, o Alvinegro Praiano irá disputar a vaga na final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro. Mesmo se for derrotado por um gol de diferença em casa, os santistas estarão classificados para a decisão do Estadual.
O jogo
O Santos começou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro minuto de jogo, Arouca invadiu a área e sofreu pênalti de Cléber Goiano. No minuto seguinte, Neymar fez a cobrança, com ;paradinha;, abrindo o placar na Vila: 1 x 0.
Aos quatro, o Peixe teve uma boa chance para ampliar a sua vantagem. Neymar recebeu a bola de Marquinhos, mas bateu fraco, facilitando a defesa de Juliano.
Os santistas só ampliaram aos 30, novamente com Neymar. O avante fez bom lance individual, tabelou com a zaga adversária, tirou a marcação e bateu, no canto esquerdo de Juliano.
Logo na sequência, aos 31, Robinho marcou o terceiro do Alvinegro Praiano. Em rápida jogada do ataque santista, o meia Paulo Henrique tocou procurando Neymar, mas a bola passou e sobrou para o ;Rei das Pedaladas;. Com tranquilidade, Robinho esperou a bola chegar e soltou a bomba, para balançar as redes campineiras.
Sem fazer muito esforço, mas sempre procurando o ataque, o Santos chegou ao quarto gol. Aos 36, Ganso encontrou Arouca livre, dentro da área. O volante deu uma boa assistência para Neymar que, na pequena área, apenas teve o trabalho de completar para o gol.
Antes do intervalo, o Peixe ainda viu a sua situação ficar ainda mais favorável com a expulsão de Cléber Goiano, após falta em Neymar. E ainda houve tempo para que os santistas desperdiçassem uma incrível chance de gol. Paulo Henrique tocou por cima do goleiro Juliano, a bola bateu no travessão e sobrou para André, que também mandou a bola, só que de cabeça, no travessão.
Na volta para a etapa complementar, o técnico Dorival Júnior resolveu investir ainda mais na ofensividade de sua equipe ao tirar o lateral esquerdo Léo e colocar o meia Madson. André também foi substituído, dando lugar a Marcel.
E foi com o próprio Marcel que o Alvinegro Praiano chegou ao seu quinto gol. Aos 11, Neymar foi derrubado na grande área, o árbitro marcou pênalti e, na cobrança, Marcel bateu com força, o goleiro Juliano ainda tocou de leve na bola, porém, não o suficiente para evitar o gol.
Pouco depois, aos 14, Robinho voltou a deixar a sua marca. A bola foi levantada na área e o atacante deslocou Juliano, com um toque de cabeça. Na comemoração, o ;Rei das Pedaladas; liderou os seus companheiros na comemoração, imitando uma pessoa fazendo um churrasco - Dorival prometeu que a cada gol de cabeça, pagaria um churrasco ao elenco. Curiosamente, a torcida compartilhou o pedido dos atletas, aos gritos de: "Churrasco, churrasco, churrasco".
Apesar de sofrer bastante com a pressão santista, o Guarani ainda encontrou forças para diminuir o placar. Com 27 minutos, Moreno, que entrou no lugar de Walter Minhoca, acertou um belo chute em cobrança de falta, sem chances para Felipe.
Mas ainda havia tempo para que o Santos balançasse as redes mais duas vezes. E com Neymar. Aos 36, o avante aproveitou cruzamento de Madson e, com muita categoria, deslocou Juliano, marcando o sétimo. O oitavo veio aos 38, em boa trama do ataque alvinegro, que terminou com a conclusão perfeita de Neymar: 8 x 1 na Vila, para delírio da torcida que compareceu ao estádio.
FICHA TÉCNICA - SANTOS 8 X 1 GUARANI
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 14 de abril de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Renda: R$ 205.435,00
Público: 8.131 pagantes
Cartões amarelos: Cléber Goiano, Anderson Costa, Moreno e Maycon (Guarani); Léo, Marcel, Durval e Neymar (Santos)
Cartão vermelho: Cléber Goiano (Guarani)
Gols: SANTOS: Neymar, aos 2, aos 30 e aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 36 e aos 38 minutos do segundo tempo; Robinho aos 31 minutos do primeiro tempo e aos 14 minutos do segundo; Marcel, aos 11 minutos do segundo tempo
GUARANI: Moreno, aos 27 minutos do segundo tempo
SANTOS: Felipe; Wesley, Edu Dracena (Pará), Durval e Léo (Madson); Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar, André (Marcel) e Robinho
Técnico: Dorival Júnior
GUARANI: Juliano; Dão, Valdir e Cássio; Alex Cruz (Léo Mineiro), Cléber Goiano, Maycon, Walter Minhoca (Moreno) e Fabinho Almeida; Fabinho e Anderson Costa (Da Silva)
Técnico: Waguinho Dias