Cabeças de chave de Monte Carlo, Tomas Berdych e Juan Carlos Ferrero iniciaram, nesta segunda-feira, o primeiro torneio Masters da temporada disputado sobre o saibro com vitória. Enquanto o tcheco derrotou Feliciano Lopez por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1, o espanhol não deu chances ao seu compatriota Marcel Granollers e avançou à próxima fase ao aplicar um pneu e um 6/3.
Outros pré-classificados que se deram bem foram o também espanhol David Ferrer e o argentino Juan Monaco. Se o ibérico não encontrou muitas dificuldades para despachar o australiano Peter Luczak por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/4, o portenho só conseguiu o triunfo após dois sets vencidos por 7/5.
Na segunda rodada do torneio sediado no Principado, o vice-campeão do Masters de Miami terá pela frente o francês Richard Gasquet, que eliminou o espanhol Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 4/6 e 6/2. Já Ferrero encarará o alemão Benjamin Becker, algoz do austríaco Bernard Tomic por 2 a 0 (6/4 e 6/2).
Um dos favoritos ao título que já conhece seu adversário é o britânico Andy Murray. Após ficar de 'bye' na estreia do torneio, o atual número 3 do ranking pega o alemão Philipp Kohlschreiber, que despachou o brasileiro Thomaz Bellucci por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/3 e 7/6 (6-3).