Botafogo e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela abertura das semifinais da Taça Rio. O Glorioso terminou a fase de classificação com a primeira colocação do Grupo B, enquanto o Tricolor ficou na segunda posição do Grupo A, atrás do Flamengo. As duas equipes já se enfrentaram pela competição e o Fluminense saiu vitorioso, por 2 a 1. Apesar disso, o Alvinegro entra em campo bem mais tranquilo, uma vez que está garantido na decisão do Estadual por ter conquistado o título da Taça Guanabara. Caso o confronto termine empatado no tempo normal, o classificado será conhecido nas cobranças de pênaltis. O vencedor decidirá o título com o ganhador do encontro entre Flamengo e Vasco, marcado para domingo.
Nos últimos anos, as duas equipes se enfrentaram por diversas vezes em partidas decisivas, com o Botafogo sempre levando vantagem. Em 2008, nas semifinais da Taça Guanabara, o Alvinegro venceu por 2 a 0. Na final da Taça Rio, do mesmo ano, triunfo botafoguense por 1 a 0. Esse placar voltou a se repetir, novamente de maneira favorável ao Glorioso, na semifinal da Taça Guanabara de 2009.
As vantagens recentes do Botafogo e o fato de o Fluminense ter vencido o último jogo são fatos que parecem ser completamente ignorados pelos dois treinadores. Tanto o botafoguense Joel Santana, como o tricolor Cuca, esperam um duelo muito equilibrado neste sábado, decidido nos detalhes.
"Botafogo e Fluminense montaram bons times para esse Campeonato Carioca. O Botafogo foi se formando durante a competição, mas os resultados apareceram e conquistamos a Taça Guanabara. O Cuca vem fazendo um grande trabalho no Fluminense. São duas equipes muito determinadas e dispostas a conquistar esse segundo turno. Portanto, na partida deste sábado, vejo um equilíbrio muito grande, com o vencedor sendo definido nos detalhes, que fazem a diferença nos grandes clássicos", analisou Joel Santana.
Pensamento parecido tem Cuca. "O Fluminense entra nesta semifinal disposto a conquistar a Taça Rio, pois tenho certeza de que estaremos na final do Estadual contra o Botafogo. Sobre o jogo deste sábado, vamos precisar trabalhar com muita atenção, pois o nosso adversário tem muita qualidade e sabe matar o jogo na hora certa. Não podemos deixar o Botafogo se impor", recomendou Cuca.
Os jogadores das duas equipes estão vivendo o clima decisivo a cada minuto. No Glorioso, existe a esperança de que seja reeditado o bom futebol exibido na conquista da Taça Guanabara. Vencer o Fluminense vai impedir que o Botafogo seja ainda mais questionado do que foi na semana passada, quando a equipe perdeu por 3 a 2 para o Santa Cruz e se despediu da Copa do Brasil.
"Nós estamos focados agora na conquista do título estadual e o nosso pensamento é conquistar o torneio vencendo também a Taça Rio. Sabemos que a nossa tarefa será muito complicada, pois teremos grandes desafios pela frente. Mas acreditamos ser possível reeditar o futebol que exibimos na reta final da Taça Guanabara e que nos levou a superar grandes adversários", comentou o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro.
Pelo lado do Fluminense, a Taça Guanabara também serve como exemplo, mas daquilo que não deve ser repetido. Isso porque, nas semifinais do primeiro turno, o Tricolor cansou de desperdiçar oportunidades de gol e acabou sendo eliminado pelo Vasco na disputa de pênaltis.
"Nós trabalhamos muito ao longo desta semana, inclusive as cobranças de pênaltis, para estarmos sempre preparados para qualquer coisa que possa acontecer neste confronto diante do Botafogo. Será um jogo muito equilibrado e temos que estar prontos para jogadas de bola parada e para penalidades", explicou o lateral direito Mariano.
Para este jogo, os dois treinadores estão abusando do mistério e pretendem divulgar a escalação apenas no vestiário, minutos antes do confronto. No Botafogo, Joel Santana não poderá contar com o meia Lucio Flavio, que fraturou o dedo mínimo da mão esquerda e ficará cerca de três semanas afastado dos gramados. Túlio Souza e Edno disputam a vaga, com maiores chances para o primeiro.
"O Túlio Souza é um jogador que vem treinando muito bem e consegue atacar sem deixar a defesa em perigo. Mas ainda não posso antecipar nada", despistou Joel, que comandou treinos secretos ao longo de toda a semana.
O lateral direito Alessandro, que voltou ao time no empate por 2 a 2 com o Bangu, pode retomar de vez a condição de titular, deixando o volante Somália, que estava sendo improvisado no setor, como opção no banco de reservas.
No Fluminense, Cuca contará com o retorno do atacante Fred, que ficou afastado nos últimos jogos da equipe por conta de um estiramento muscular na região do quadril. Ele vai formar dupla de ataque com Alan, sendo mantido o esquema 3-5-2. "Posso dizer que vamos mandar a campo uma equipe bem competitiva e capaz de decidir o jogo a nosso favor", concluiu o comandante tricolor.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de abril de 2010, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ)
Assistentes: Ricardo Ferreira de Almeida (RJ) e Lillian Bruno (RJ)
BOTAFOGO: Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Somália (Alessandro), Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Túlio Souza (Edno) e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana
FLUMINENSE: Rafael; Cássio, Gum e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Everton, Darío Conca e Julio Cesar; Alan e Fred
Técnico: Cuca