As forças de segurança sul-africanas estão sendo treinadas para combater o risco de explosão de uma "bomba suja" durante a Copa de futebol de 2010, que começará no dia 11 de junho, informou nesta sexta-feira Anita Nilsson, funcionária da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O órgão de controle nuclear da ONU está formando seus agentes para que detectem radiações, explicou.
"Toda a atenção para a segurança está voltada para este tipo de evento, mas, especialmente, a dimensão nuclear não havia sido levada em conta" até os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, acrescentou.
A AIEA já capacitou "várias pessoas" na África do Sul, e o país "está preparado", afirmou Nilsson, que está em Washington para participar da reunião de cúpula sobre a segurança nuclear prevista para os dias 12 e 13 de abril.
A "bomba suja" é uma mistura de explosivos convencionais e de material radiativo. Até agora, apenas o Iraque - com Saddam Hussein- tentou nos anos 80 incluir produtos radiativos em seus obuses.