O técnico do Flamengo, Andrade, só deverá anunciar no vestiário, minutos antes do confronto, a escalação de sua equipe no clássico deste domingo contra o Vasco, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelas semifinais da Taça Rio. As dúvidas do treinador passam pela presença do atacante Adriano e por um possível veto de Vinícius Pacheco, um dos titulares absolutos do meio-de-campo.
Adriano ficou fora do empate por 2 x 2 com a Universidad de Chile, na quinta-feira, que manteve o time carioca na segunda colocação do Grupo 8 da Copa Libertadores. O jogador vem fazendo tratamento intensivo para se recuperar de uma contratura muscular na região lombar, mas ainda sente muitas dores e o departamento médico do Flamengo, embora não tenha vetado oficialmente, reconhece que são poucas as chances de o Imperador estar em campo.
"O Adriano é um jogador forte fisicamente e sempre pode surpreender e acordar melhor. Tenho esperanças de que ele possa jogar, mas reconhecemos que a situação não é simples", afirmou Marcelo Soares, médico do Flamengo que está à frente do tratamento do Imperador.
Após a definição de Adriano, Andrade terá que pensar na melhor formação possível. O meia Vinícius Pacheco, que começou no ataque contra os chilenos, seria provavelmente barrado com a entrada do Imperador. Porém, num cenário sem Adriano, o apoiador poderá ganhar nova oportunidade. Isso porque o atacante Bruno Mezenga não agradou ao entrar no segundo tempo diante dos chilenos.
Os demais atacantes do plantel, Denis Marques e Gil, ainda não contam com a confiança do treinador. No meio-de-campo, porém, Vinícius Pacheco não vai jogar. O sérvio Petkovic, que vinha entrando regularmente no segundo tempo, perdeu espaço com a boa atuação de Michael diante dos chilenos.
"O Michael já tinha jogado muito bem no fim de semana, na vitória sobre o Friburguense (3 x 0), e ganhamos mais um jogador. Não descarto dar uma nova oportunidade ao Michael. Quanto ao Petkovic, quando ele voltar a jogar o que mostrou no ano passado, com certeza terá um lugar no time", disse Andrade. O jovem jogador evitou polemizar sobre a disputa com Vinícius Pacheco e com Petkovic.
"Estou no Flamengo para ajudar e não para atrapalhar. Vou aceitar qualquer que seja a decisão do Andrade. Estou pronto para atuar ou para ficar no banco de reservas", disse Michael, que no ano passado teve poucas oportunidades de atuar pelo Botafogo e acabou inclusive sendo afastado por indisciplina.
Neste sábado, Andrade vai comandar um trabalho tático, que vai encerrar a preparação para o clássico. Um esboço de equipe é o seguinte: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Michael; Vinícius Pacheco (Adriano) e Vágner Love.
O o Flamengo levou a vantagem em relação ao Vasco no último encontro, justamente pela fase de classificação da Taça Rio, que terminou com triunfo flamenguista por 1 x 0, gol do atacante Adriano. Neste jogo, o atacante Dodô se tornou o vilão vascaíno, desperdiçando duas cobranças de pênaltis.