O Independiente Medellín manteve suas chances de classificação para o mata-mata da Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira, o time colombiano derrotou o Cerro Porteño, do Paraguai, pelo placar de 1 x 0 e encostou na briga pelo segundo posto do grupo 1 do torneio sul-americano. Somente os seis melhores vice-líderes dos oito grupos se garantirão nas oitavas de final, já que Chivas e San Luis, do México, estão classificados automaticamente, devido à epidemia da gripe A que assolou o país no último ano e impediu a realização de partidas na região.
O resultado positivo, em sua primeira partida real como mandante, deixou o Independiente de Medellín com chances de classificação à segunda fase. Com os três pontos, o time colombiano chegou aos seis e encostou no Racing-URU, segundo classificado com sete e que entra em campo pela quinta rodada apenas no dia 14, quando receberá em Montevidéu o Corinthians, líder da chave 1 com dez.
Necessitando da vitória para se manter vivo na Copa Libertadores, o Independiente Medellín tomou a iniciativa e procurou pressionar o Cerro Porteño, que, por outro lado, entrou em campo eliminado da competição continental e não escondeu a falta de motivação no duelo fora de casa.
Pela primeira vez atuando em seu próprio estádio em Medellín, já que ante Corinthians e Racing-URU o Atanasio Girardot recebeu os Jogos Sul-americanos, realizados na cidade colombiana, o Independiente manteve-se melhor durante a primeira etapa, mas a incompetência nos momentos decisivos, principalmente nas finalizações, impedia a abertura do marcador.
Desta forma, a primeira grande chance para os mandantes aconteceu aos cinco minutos da segunda etapa. Após boa trama ofensiva, o árbitro assinalou pênalti para o Independiente. Contudo, na cobrança, Luis Arias chutou no canto esquerdo e viu o goleiro argentino Ezequiel Medrán manter o placar zerado.
Mas, a celebração do Cerro pela defesa na penalidade máxima durou apenas um minuto. Logo em seguida, o próprio Arias recebeu bom passe, dominou e chutou firme de pé esquerdo. A bola entrou no canto esquerdo de Medrán. Gol que manteve os colombianos vivos na Copa Libertadores da América.