Pelos jogos de volta das quartas de final da Liga Europa, que foram disputados nesta quinta-feira, Atlético de Madri e Hamburgo garantiram suas presenças nas semifinais da competição europeia. Os espanhóis empataram por 0 x 0 com os compatriotas do Valencia, no Vicente Calderón, e se beneficiaram pelos gols marcados fora de casa. Na próxima fase, enfrentam o poderoso Liverpool. Já o Hamburgo bateu o Standard de Liége, fora de casa, por 3 x 1 e pega o surpreendente Fulham. Os alemães haviam vencido o primeiro duelo por 2 x 1.
[SAIBAMAIS]Apesar de contar com a vantagem do 0 x 0 para garantir seu lugar na próxima fase da competição, o Atlético de Madri começou a partida de maneira ofensiva e ficou perto de abrir o marcador logo aos dois minutos de jogo. Agüero recebeu lançamento, invadiu a grande área e bateu cruzado, fazendo a bola passar rente à trave de César.
A resposta do Valencia veio em dose dupla. Primeiro, aos 20 minutos, Mata recebeu passe de Joaquín e finalizou perto do gol. Oito minutos mais tarde, foi a vez de David Villa tentar, mas seu chute também foi para fora, mantendo zerado o placar da primeira etapa.
A segunda etapa começou com grande superioridade de dos donos da casa, que tiveram grande chance de inaugurar o marcador aos dez minutos. Forlán tentou encobrir César, mas pegou muito embaixo da bola e mandou por cima do gol. Pouco depois, o goleiro adversário apareceu para fazer bela defesa e evitar tento de Ujfalusi.
Vendo sua equipe completamente dominada em campo, o técnico Unai Emery realizou duas substituições ao mesmo tempo, sacando Joaquín e Mata para as entradas de Zigic e Vicente. Porém, o Atlético continuou melhor, e Forlán acertou a trave aos 30 minutos. A resposta do Valência veio na mesma moeda, com David Villa mandando a bola no travessão do goleiro De Gea. Os alvinegros seguiram pressionando, mas o placar não foi alterado.
Favoritismo confirmado
Na Bélgica, o Hamburgo não se acomodou com a vantagem de 2 x 1 conseguida no primeiro duelo e partiu para o ataque. Tanto que conseguiu abrir o marcador aos 20 minutos, com Petric, de cabeça. O empate do Standard de Liége veio 13 minutos mais tarde, com o brasileiro Igor de Camargo, também de cabeça.
O gol sofrido não assustou os alemães, que trataram de esfriar os ânimos dos donos da casa aos 35 minutos, quando Petric voltou a balançar as redes, desta vez em um golaço de bicicleta. Nos acréscimos do jogo, Guerrero balançou as redes e definiu a classificação do clube de Zé Roberto para as semifinais da competição europeia.