Tido como um dos mais emblemáticos atletas do Real Madrid ao lado de Iker Casillas e Raúl González, o meio-campista Guti deve mesmo deixar o Santiago Bernabéu em breve. Com 33 anos, o espanhol assegurou nesta quinta-feira que esta é sua temporada derradeira no clube merengue. "Não tenho meu futuro claro, mas seguramente este será meu último clássico", garantiu o camisa 14 à rádio Onda Madrid.
"Atualmente, não há a possibilidade de eu continuar aqui, tenho mais um ano (de contrato), mas espero chegar a um entendimento. Seguro de que eles (diretoria) entenderão, minha opção é ir embora daqui", revelou Guti, que até hoje só teve o Real Madrid como clube por toda sua carreira.
Um dos motivos que podem ter feito o meio-campista optar por deixar o Santiago Bernabéu é a falta de minutos de jogo, pois, sempre à volta de lesões e com grandes concorrentes, não têm tido tanto espaço quando antes. "Isso não é nenhum drama, sempre se chega o momento de jogar menos e tenho que entender isso. Seria loucura da minha parte achar que não iria ser sucedido, é a lei da vida. O mais importante é sair de forma digna do Real Madrid".
Com a decisão, José Maria Gutiérrez Hernández deve pôr fim à sua lealdade ao Real, que dura por toda sua carreira. Há 16 anos, na longíqua temporada de 1994, o então jovem Guti entrava em campo pelo Real Madrid C, espécie de "incubadora" de jogadores merengues, até avançar ao time B no ano seguinte e estrear como profissional ainda em 1995.
Com a camisa 14 desde o começo de sua jornada merengue, Guti elegeu um sucessor para seu posto. "Quero que Xabi Alonso fique com ela, ele já a desejava há algum tempo", disse, lembrando que o compatriota vestia o mesmo número quando ainda atuava no Liverpool na última temporada.
O destino do meio-campista segue indefinido, mas o jogador já tem algumas idéias. "Inglaterra, Itália ou países árabes. Qualquer lugar fora da Espanha está bom, depende das ofertas", acrescentou Guti, que se deu mais dois anos no futebol profissional. "Mas meu coraçãozinho será sempre do Real Madrid", concluiu.