Pato Abbondanzieri poderia ter terminado a noite de quarta-feira como um vilão. Poderia ter ido para casa como herói da classificação do Inter à semifinal do segundo turno do Campeonato Gaúcho. No fim, o goleiro ficou em algum lugar entre as duas hipóteses no empate por 3 x 3 com o Novo Hamburgo no tempo normal e com a vitória colorada nos pênaltis por 5 x 4. Mostrando sinceridade e autocrítica, mesmo defendendo uma penalidade, o argentino saiu de campo pouco satisfeito. "Uma noite em que joguei muito mal", admitiu.
Durante os 90 minutos, o camisa 1 contabilizou falhas, muitas delas. A primeira ocorreu no terceiro minuto de jogo. Pato saiu jogando errado com os pés, levando Sandro a cometer falta a um passo da área. Na cobrança Micael Abriu o placar.
No decorrer da partida, ele seguiu cometendo erros, principalmente ao tentar defender os chutes em dois tempos. Porém, nos pênaltis, ele fez o necessário para classificar o Inter, parando a última cobrança do adversário, realizada por Kempes.
"Não me senti cômodo. Não estive concentrado. Não me conformo. Primeira parte muito ruim, desconcentrado. O gramado não estava bom. Sofrer três gols é muito para o Inter", tentou explicar o goleiro.