O São Paulo assegurou sua classificação à semifinal do Campeonato Paulista, na noite desta quarta-feira. Com um futebol envolvente no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, o Tricolor bateu o Santo André por 3 x 1 e se garantiu na quarta posição do Estadual, com 36 pontos.
Com isso, a equipe de Ricardo Gomes terá de lutar contra um tabu na semifinal da competição. Derrotado nos três clássicos que disputou na primeira fase, o Tricolor duelará com o Santos, no fim de semana.
Já o Ramalhão, que entrou em campo classificado nesta quarta, enfrentará o Grêmio Prudente na semifinal. Os gols do São Paulo nesta quarta-feira foram marcados por Washington, Dagoberto e Miranda. Já o time do ABC, que criou polêmica com o São Paulo ao mandar o jogo para Piracicaba, descontou com Rodrigão.
O jogo
A volta de Washington aos titulares do São Paulo não diminuiu a velocidade do time de Ricardo Gomes, que entrou em campo entusiasmado pela boa atuação da rodada passada. Com rapidez na frente, o Tricolor abriu o placar logo aos oito minutos de jogo. Junior Cesar fez excelente passe para Washington, que recebeu livre na área e tocou por entre as pernas do goleiro, Júlio César.
Com ampla maioria de são-paulinos nas arquibancadas, uma gafe não passou despercebida, com o placar eletrônico marcando vitória do Ramalhão. Os gritos dos tricolores fizeram com que a administração do estádio Barão de Serra Negra corrigisse o erro.
Contando com uma boa atuação de Marlos, o São Paulo seguiu mais perigoso. O meia, inclusive, fez jogada individual para deixar Dagoberto na cara do gol. O atacante tocou na saída do goleiro, mas carimbou a trave. E o rebote voltou para Dagoberto, que mandou para fora.
As más condições do gramado também não impediram o Tricolor de marcar o segundo, aos 20. Hernanes fez excelente passe para Dagoberto, que, livre, concluiu para as redes.
O lance de bicicleta de Wendel, defendido por Ceni, não diminuiu o ímpeto do São Paulo, que, empurrado pela torcida, ainda chegou com perigo em oportunidades com Jorge Wagner e Marlos. Ao desperdiçar as chances de definir o jogo, o Tricolor deu o ânimo suficiente para o Ramalhão descontar.
Aos 38, Carlinhos correu com a bola pela esquerda e cruzou para Rodrigão aparecer atrás de Miranda e cabecear para as redes. Nos minutos finais da etapa, Marlos ainda desperdiçou a chance de dar boas assistências por apostar de forma exagerada nas jogadas individuais.
O gol assustou o São Paulo, que voltou apático para a segunda etapa. Desta forma, o Ramalhão passou a segurar a bola no ataque, mesmo sem conseguir chegar com perigo. A torcida tricolor percebeu a queda no ritmo do time e pediu a entrada de Fernandinho. Mas o Tricolor deu a resposta esperada em campo.
Washington recebeu livre na área e chutou errado, mas a bola chegou a Marlos, que rolou para Hernanes finalizar. A bola parou na marcação. Empolgado com o lance, o hexacampeão nacional anotou o terceiro tento. Aos 19, Jorge Wagner cruzou para Miranda, que, em posição duvidosa, se redimiu de falha no gol do Ramalhão e cabeceou sem dar chances ao goleiro.
No lance seguinte, Marlos fez ótima assistência para Hernanes, que arrematou rente à trave. O Santo André ainda reclamou bastante de um gol anulado de Rodrigão, quando o assistente considerou posição irregular do atleta. O time do ABC ainda buscou novas oportunidades, mas não evitou a derrota.