Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Líder do NBB, Universo volta a jogar hoje, dessa vez pelo Torneio Interligas

Atingido o objetivo da primeira fase no Novo Basquete Brasil (NBB), que era entrar para os playoffs no topo da tabela, o que garante a vantagem de jogar três dos cinco jogos de cada confronto do mata-mata em casa, o Universo bem que merecia um descanso. Mas não é isso o que o time terá direito. Pelo menos por enquanto.

A equipe voltou aos treinos já ontem à tarde e hoje à noite volta à ativa, às 21h. Não pelo NBB, mas pelo inédito Torneio Interligas. A competição - criada para manter os quatro mais bem colocados times do NBB e da Liga Argentina em ação enquanto outras equipes brigam pelas quatro vagas restantes nos playoffs em cada país - reunirá, em Brasília, os dois melhores times do NBB - Universo e Flamengo, nessa ordem - e o terceiro e quarto colocados da Liga Argentina: Juventud Sionista e Libertad Sunchales. Na outra chave, a ser disputada em Mar Del Plata, a partir de sexta-feira, estão os brasileiros Franca e Minas, terceiro e quartos colocados do NBB, e os argentinos Peñarol e Atenas, líder e vice-líder da Liga Argentina.

O Flamengo abrirá a competição, enfrentando, hoje, às 19h, no Ginásio da ASCEB (904 sul), o Juventude Sionista. Na sequência, às 21h, o Universo entra em quadra para duelar contra o Libertad Sunchales. As partidas, que antes estavam marcadas para acontecerem no Ginásio Nilson Nelson, foram transferidas devido ao descontentamento dos argentinos com o local. Portanto, as partidas acontecem na 904 sul.

Por conta do desgaste da partida de domingo, quando os candangos derrotaram os rubro-negros e garantiram o primeiro lugar na fase de classificação do NBB, o técnico Lula Ferreira comandou ontem à tarde apenas um treino leve. Tanto ele quanto os jogadores ressaltaram que os playoffs do NBB são o objetivo principal e que o Torneio Interligas será usado mais como um treino do que qualquer outra coisa. O que não quer dizer que nenhuma das equipe vá aliviar.

"Esse torneio é mais para a gente manter o ritmo, porque iríamos ficar muitos dias sem jogar antes dos playoffs", destacou o ala/pivô Guilherme Giovannoni, cestinha no confronto com o Flamengo, com 27 pontos. "É lógico que queremos ganhar, mas o nosso foco é o NBB. Ainda assim, vamos fazer de tudo, dentro do possível, para ganhar esses jogos. É uma grande iniciativa das duas ligas, que deve crescer a longo prazo."

Ubiratan no Hall da Fama

; Campeão mundial de basquete pela Seleção Brasileira em 1963, o ex-jogador Ubiratan Maciel, morto em 2002, foi anunciado ontem como novo integrante do Hall da Fama do Naismith Memorial, em Springfield, no estado americano de Massachusetts. Ubiratan foi indicado para a lista ao lado de astros como Karl Malone, Scottie Pippen e Cynthia Cooper, em anúncio que também homenageou o "Dream Team" dos Estados Unidos, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1992, com uma equipe formada por astros como Magic Johnson e Michael Jordan.

TORNEIO INTERLIGAS

Grupo A (Brasília)
Hoje
19h ; Flamengo x Juventud Sionista
21h ; * Universo x Libertad Sunchales
* A SporTV (Net e Sky) anuncia a transmissão ao vivo

Amanhã
19h40 ; Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h40 ; Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

Quinta-feira
20h ; Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
22h ; Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para a rodada dupla
Local de venda: apenas na bilheteria do ginásio da ASCEB, que estará aberta duas horas antes do início da primeira partida do dia.

Grupo B (Mar Del Plata)
Sexta-feira
Peñarol (ARG) x Minas (BRA)
Atenas (ARG) x Franca (BRA)

Sábado
Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

Domingo
Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

Duda e Alírio relembram Universo

O treino do Flamengo, ontem à noite, reuniu apenas cinco jogadores. O elenco inteiro malhou pela manhã e o treino à noite foi opcional. Então, apenas Duda, Vítor, Dedé, Alírio e Jefferson apareceram. Do quinteto, dois atletas, o ala Duda e o pivô Alírio, sentiram o gostinho de vencer o Campeonato Brasileiro em 2007 pelo Universo. Depois, triunfaram em 2008 e em 2009 pelo Flamengo.

De volta a Brasília, eles recordaram a época em que defenderam o time da capital. "É sempre uma satisfação jogar aqui", destacou Duda, irmão do ala Marcelinho, também do Flamengo, cestinha do NBB, com 710 pontos. "Sempre que venho para cá, relembro os momentos que passei aqui, com o Universo. Mas isso faz parte do passado. E hoje eu tenho que defender o Flamengo da melhor forma possível", continuou o ala, que atuou no Universo por duas temporadas.

Já Alírio, que jogou três temporadas no Universo, até o título de 2007, lembrou o início da equipe candanga. "Passei por vários momentos com o Universo, bons e de baixa. Cheguei logo no início, no segundo ano, quando o projeto ainda estava no começo, e conseguimos alcançar o nosso objetivo, que era o título, que conquistamos em 2007. Depois, optei por ir para o Flamengo e foi bom, porque acabamos vencendo o Brasileiro em 2008 e em 2009, justamente contra o Universo. Este ano, acredito que os dois times têm tudo para chegar novamente a mais uma final."



Amanhã pode ter Flamengo, de novo

O Torneio Interligas certamente colocará frente a frente Universo e Flamengo, o que pode acontecer já amanhã, dependendo dos resultados de hoje (veja tabela). E devido à grande rivalidade entre os dois times, ninguém espera um jogo menos disputado do que o de domingo.

"Acho difícil que não seja pegado", opinou o técnico Lula Ferreira. "É um clássico e não importa muita se vale alguma coisa ou não. Universo e Flamengo vão sempre entrar para vencer. Com certeza vai ser bem disputado."

Para Lula, o Torneio Interligas tende a ser tornar um evento tradicional e deve ser encarado desde já como uma grande competição. "Apesar de estar nascendo agora, esse torneio deve crescer bastante. Além do mais, tem um título internacional em jogo e vencer um torneio desses é sempre importante."

O técnico do Flamengo, Paulo Chupeta, tem a mesma opinião. "Pela características dos jogadores, Universo e Flamengo vai ser sempre pegado. O Universo perdeu as duas últimas finais do Brasileiro para a gente e nós perdemos os dois jogos do NBB este ano para o Universo. Tem uma rivalidade grande cada vez que essas equipes entram para se enfrentar e acredito que os jogadores vão dar o máximo também no Torneio Interligas."

"Não vou dizer que esse torneio é tão importante quanto o NBB", ressaltou o ala Arthur. "Mas jogando em casa, não queremos perder de jeito nenhum. Principalmente contra o Flamengo. Não queremos perder para eles nem em amistoso", encerrou o jogador.

Candidato a galã, Tchielo avança

; O brasiliense Tchielo, ala do Universo e único representante do time na divertida votação que vai escolher o galã do NBB, avançou para a segunda fase da eleição. A competição começou com 18 candidatos, dos quais restam, agora, apenas oito. "Eu fui o quarto mais votado. Fiquei surpreso. Não esperava. Mas fiquei contente", disse Tchielo. "Agora vamos esperar para ver se avanço mais e fico entre os três", continuou o ala. Quem quiser, pode votar no endereço