O polêmico sistema de dutos liberado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e implantado por algumas das escuderias está causando preocupação no diretor técnico da Red Bull, Adrian Newey. Para ele, o inovador projeto não traz tanta segurança quanto o necessário para os pilotos.
O sistema, implantado pioneiramente pela McLaren, é apontado por Newey como perigoso por alterar drasticamente a aderência do carro ao solo.
"O F-Duct da McLaren (como foi batizado) é inteligente e abre novas possibilidades. No entanto, estou preocupado quanto aos riscos. O sistema funciona por uma passagem de ar na asa dianteira para que o carro se livre da carga. Mas para se forçar um piloto a fazer um movimento brusco para que altere as condições de peso, precisa ser feito com segurança", argumentou.
Apesar da preocupação, Newey revelou que a sua escuderia trabalha para implementar o mesmo projeto em seus carros, porque o ganho de velocidade seria vantajoso. No entanto, ainda não se sabe quando a inovação estará disponível em seu modelo de monoposto, o RB6.