Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Pensamento de Andrade é só na Libertadores

O Flamengo vai enfrentar o Vasco no próximo domingo pelas semifinais da Taça Rio, mas o técnico Andrade não quer seus jogadores pensando no duelo contra o time de São Januário. Para o treinador, o grupo tem que estar concentrado no Universidad do Chile, adversário desta quarta-feira, no Maracanã, pela Copa Libertadores, jogo considerado fundamental para o destino da equipe rubro-negra na competição sul-americana.

Atualmente, o Flamengo ocupa a vice-liderança do Grupo 8, com seis pontos, enquanto a equipe chilena tem um ponto a mais. Uma vitória da equipe carioca significaria a volta ao primeiro lugar da chave e colocaria o Rubro-negro muito perto da classificação às oitavas de final do torneio.

"É importante que a gente consiga separar as duas coisas. O jogo da Libertadores passou a ser o mais importante do ano. Só na quinta-feira, depois que a gente ultrapassar esse obstáculo, é que deve começar a se preocupar com o Vasco", comentou o técnico Andrade.

O comandante do time da Gávea foi contemporâneo de Gaúcho quando os dois atuavam e garantiu que torce para que o colega seja efetivado, repetindo a sua própria trajetória no Flamengo, quando era interino e foi efetivado em 2009. "Torço pelo sucesso do Gaúcho, que é um trabalhador, mas espero que ele consiga seus objetivos quando jogar contra outros clubes. Contra o Flamengo, não", brincou.

O treinador comentou a atuação dos reservas no domingo diante do Friburguense e destacou a atuação de Michael, Fierro e Ronaldo Angelim que, segundo o treinador, mostraram que estão prontos para brigar por uma vaga no time titular.

Para a partida diante do Universidade, Andrade deve mandar a campo o time que viinha atuando como titular. Sua dúvida é a entrada do volante Maldonado, que ele considera muito experiente e importante em um jogo de tanta importância. Ele só não decidiu de o chileno começa jogando ou se entra durante a partida como tem acontecido nos últimos jogos.

Angelim com esperanças
Nesta segunda-feira, pela manhã, o Flamengo fez a apresentação oficial do DVD que comemora o hexacampeonato brasileiro da equipe. O zagueiro Ronaldo Angelim, que esteve presente na solenidade, disse que já está pronto para voltar ao time, mas que a decisão sobre seu retorno ou não pertence apenas ao técnico Andrade. O zagueiro disse que foi mal-interpretado após a derrota para o Botafogo nas semifinais da Taça Guanabara.

"Dei uma declaração como sempre faço depois dos jogos e o Andrade achou por bem me tirar da equipe. Não me arrependo de ter dito o que disse e estou pronto para voltar ao time sempre que ele precisar de mim", afirmou o zagueiro, em entrevista coletiva. Angelim pode até voltar ao time contra o Universidad do Chile na vaga de Fabrício, que deixou o treino de sábado sentindo dores musculares.