Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Vasco leva susto, mas vence ASA por 3 x 1 e se classifica na Copa do Brasil

O Vasco não apresentou o bom futebol do clássico contra o Fluminense, mas venceu por 3 x 1 o ASA-AL nesta quarta-feira, em São Januário, e se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com dois gols de Élton e um de Magno, os cruzmaltinos vão encarar, na próxima fase da competição, o Corinthians Paranaense, que supreendeu o Ceará e avançou no Castelão.

Esta foi a segunda vitória seguida do Vasco no comando do técnico Gaúcho, que cada vez mais tem a chance de ser efetivado no comando da equipe.

A partida começou com o Vasco chegando com perigo ao gol de ASA. Élton cruzou rasteito pela esquerda para Dodô. O atacante se antecipou ao goleiro Paulo César e, mesmo sem ângulo, finalizou. No entanto, a zaga tirou o que poderia ser o primeiro gol vascaíno.

Depois do lance inicial, a partida ficou muito concentrada no meio-de-campo, mas com o Vasco melhor em campo. Os donos da casa voltaram somente aos nove minutos, quando Souza ganhopu jogada pela direita e tocou para Élton. No entanto, o atacante furou, mas ainda conseguiu tocar para Philippe Coutinho, que chutou para fora.

Os cruzmaltinos passaram a pressionar o ASA, que aos 12 minutos viram Élton perder outro gol feito. O atacante aproveitou chute errado de Rafael Carioca e, de frente para o goleiro Paulo César, chutou colocado - a bola bateu no travessão e foi para fora. A primeira boa chance do time alagoano veio dois minutos depois, quando Cal chutou de muito longe e obrigou Fernando Prass a colocar para escanteio.

Após perder duas ótimas chances, Élton não desperdiçou a terceira, aos 19 minutos. Rafael Carioca tocou para o atacante, que girou e chutou da entrada da área. A bola ainda desviou na zaga alagoana e foi no ângulo de Paulo César. No entanto, os cruzmaltinos não tiveram tempo de comemorar. Dois minutos depois, Júnior Viçosa recebeu lançamento, a zaga vascaína errou a linha do impedimento e o atacante alagoano chutou sem chance para Fernando Prass.

O Vasco sentiu o gol e diminuiu o ritmo durante alguns minutos. Em um lance isolado, Philippe Coutinho cobrou falta pela esquerda direto para o gol. No entanto, o goleiro Paulo César estava atento e colocou para escanteio. Só que o ASA foi quem quase virou aos 27 minutos: Fábio Lopes foi lançado e ficou de frente para Fernando Prass, mas o meia chutou por cima do gol desperdiçando ótima chance para os visitantes.

A partida ficou mais equilibrada, com o ASA buscando mais o ataque. Já o Vasco seguia com mais posse de bola, mas não conseguia mais armar boa jogadas e não levava perigo ao gol de Paulo César. Antes do intervalo, os donos da ainda tiveram uma chance: Rafael Carioca lançou na área para Élton. O atacante matou no peito e chutou para boa defesa do goleiro alagoano.

O Vasco iniciou o segundo pressionando o ASA. No entanto, os vascaínos buscaram os chutes de fora da área e nenhum foi ao gol de Paulo César. Aos 13 minutos, Philippe Coutinho fez jogada individual pela esquerda da área e chutou, mas para fora, assustando o goleiro alagoano.

O jogo seguia na mesma até os 21 minutos quando o lateral-direito Élder Granja cruzou na área para Élton. O atacante tentou cabecear e não conseguiu, mas a bola ficou nos pés do vascaíno, que tocou na saída de Paulo César. O detalhe foi que o camisa 9 já estava com a substituição para ser feita e saiu após marcar seu segundo gol na partida.

Com a vantagem no placar, o Vasco conseguiu ampliar aos 26 minutos. O lateral-esquerdo Ramon, que havia acabado de entrar, cruzou para Dodô. O atacante não conseguiu matar a bola, que sobrou para Magno, que entrou no lugar de Élton. O meia chutou com força para marcar o terceiro gol cruzmaltino.

Após o terceiro gol, o ASA não teve mais forças de atacar e limitou-se a ficar na zaga tentando impedir os avanços do Vasco. Os cruzmaltinos se soltaram em campo com a classificação praticamente garantida e se mantiveram no campo de ataque. Os donos da casa quase fizeram o quarto aos 36 minutos, quando Philippe Coutinho recebeu a bola dentro da área e dribolou três vezes o zagueiro Plínio antes de finalizar. No entanto, outro zagueiro, Índio, tirou o gol.

FICHA TÉCNICA - VASCO 3 x 1 ASA-AL


Local:
São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Herman Vani (SP)
Renda: R$ 18.400,00
Público: 1.272 pagantes
Cartões amarelos: Magno (Vasco); Plínio, Jota e Cal (ASA)

GOLS: VASCO: Élton, aos 19 minutos do primeiro tempo e 21 minutos do segundo tempo; Magno, aos 26 minutos do segundo tempo ASA: Júnior Viçosa, aos 21 minutos do primeiro tempo


VASCO:
Fernando Prass; Élder Granja, Thiago Martinelli, Titi e Márcio Careca (Ramon); Nilton, Rafael Carioca, Souza e Philippe Coutinho (Rodrigo Pimpão); Elton (Magno) e Dodô
Técnico: Gaúcho


ASA-AL:
Paulo César; Plínio, Sílvio, Lê; Cal, Didira (Ricardinho), Jota, Fábio Lopes e Cléber (Índio); Rodriguinho e Júnior Viçosa (Jorginho)
Técnico: Vica