Com a classificação para as semifinais da Taça Rio assegurada, o técnico do Flamengo, Andrade, anunciou que vai preservar os titulares na última rodada da competição estadual. A medida foi tomada por conta do importante compromisso da próxima semana contra a Universidad de Chile, pela Taça Libertadores. Sinal de que o grupo está priorizando o torneio continental? Os jogadores garantem que não.
"Estamos dispostos a conquistar os dois títulos e por isso mesmo estamos trabalhando com muito empenho nas duas frentes. O Flamengo conta com um grupo sólido e forte, capaz de ganhar todos os títulos que disputar. Não estamos pensando em priorizar nada, já que todas as conquistas são importantes", afirmou o zagueiro Álvaro.
Pensamento parecido tem o lateral direito Leonardo Moura, um dos jogadores que manifestou publicamente o desejo de ser preservado contra o Friburguense. O jogador explicou que a vontade de não ver os titulares em campo no confronto de domingo se deve ao risco de uma contusão.
"A nossa equipe está assimilando bem as duas competições. Sabemos que a torcida quer hoje mais a conquista da Copa Libertadores, porém os jogadores querem os dois títulos e sabemos que isso é possível. Mas a decisão de não escalar os titulares no domingo foi acertada, pois vamos jogar em um campo irregular contra o Friburguense e há sempre o risco de lesão", explicou Leonardo Moura.
Com a decisão de Andrade de preservar os titulares contra o Friburguense, alguns jogadores que não estão sendo aproveitados terão a oportunidade de mostrar serviço ao treinador. Casos do goleiro Marcelo Lomba, do lateral direito Éverton Silva, do zagueiro Ronaldo Angelim, do lateral esquerdo Rodrigo Alvim e do atacante Bruno Mezenga. Fica a dúvida sobre o aproveitamento do meia Petkovic, envolvido em polêmica com os dirigentes e negociando a renovação de seu contrato. Quem deverá ser escalado é o volante chileno Maldonado, que se recuperou a pouco de uma cirurgia no joelho direito e necessita de ritmo de jogo.
"Todos os jogadores que forem escalados pelo Andrade terão condições de realizar um bom jogo no aspecto físico, mesmo sem estarem atuando regularmente. Esses reservas precisam apenas pegar mais ritmo de jogo, pois estão em boas condições e preparados para atuarem, inclusive, os noventa minutos", afirmou Alexandre Sanz, responsável pela preparação física dos jogadores do elenco do Flamengo.
Com 19 pontos conquistados, o Flamengo lidera o Grupo A da Taça Rio e garante a primeira colocação com um empate contra o Friburguense. Se for derrotado torce para que o Fluminense não vença o Macaé, no mesmo horário, por goleada, já que os flamenguistas levam vantagem sobre os tricolores, que têm 16 pontos, no saldo de gols: 13 a 8.
Depois de dois dias de folga o elenco se reapresentou nesta quarta-feira para um trabalho em tempo integral. Pela manhã aconteceu um treino físico na praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.