Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Governo do DF dá mais 30 dias para as federações desocuparem as salas do Complexo Esportivo

;As federações receberam ordem de retirada imediata por conta da reforma do Mané Garrincha, mas propomos que esperem 30 dias para locarmos para elas a área destinada à Secretaria de Esportes;, decidiu o secretário de Governo do DF, Antônio Alves do Nascimento Neto, o Tonhão, em reunião com os presidentes de federações ontem à tarde, no Buritinga.

Preocupados com a ordem de despejo que receberam no último dia 23, os dirigentes se mobilizaram para pedir uma solução ao governo. ;Viemos para brigar pela Secretaria de Esportes. Querem que ela se desmembre em quatro (sedes ; BrasiliaTur, Buriti, Ginásio Nilson Nelson e Complexo Cláudio Coutinho), mas somos contra. Defendemos que ela fique em um lugar só e que, no futuro, possamos todos ficar no mesmo prédio, como acontece em outros estados;, declarou o presidente da Associação das Federações, Weber Magalhães, ex-secretário de Esportes.

Segundo o secretário de governo, a solução seria transferir as federações de judô, motovelocidade, atletismo, remo e beach soccer ; que hoje ocupam as salas do Mané Garrincha ; para as seis salas vazias do complexo, provisoriamente. ;Além disso, pedi que me fosse apresentado nos próximos 30 dias um projeto sobre o que querem do futuro, com relação à locação definitiva das federações, e sugestões para recuperarmos o complexo;, afirmou.

Preocupadas com o futuro, as federações já se mobilizam para uma próxima reunião amanhã, às 11h, na sede da Federação Brasiliense de Futebol de Salão, no Ginásio Cláudio Coutinho, para juntas traçarem e discutirem o projeto e o destino das instituições.


O que dizem as federações




Entenda o caso

Na terça-feira da semana passada, a Secretaria de Esportes e Lazer notificou as federações que ocupam as salas do Complexo Cláudio Coutinho, além das que ficam nas salas do Estádio Mané Garrincha, determinando prazo de até 5 de abril para deixarem o local. A justificativa foi motivada por uma vistoria da Federação Internacional de Futebol (Fifa), agendada para maio, além do início das obras no estádio, programadas para começarem assim que as licitações forem concluídas.

Surpresas, as federações se negaram a deixar o local. A secretaria alega, ainda, que a concessão de uso de espaço público já venceu, mas as entidades reclamam que sempre ocuparam o local como cedido pelo governo. A SEL ocuparia não só as salas do complexo, mas ainda outras no Palácio do Buriti, na BrasiliaTur e no Ginásio Nilson Nelson.


Fala, secretário



Quem tem de sair

Do Complexo Aquático Cláudio Coutinho
; Federação de Futsal
; Federação Brasiliense de Ginástica
; Federação de Desportos Aquáticos
; Federação Brasiliense de Tênis
; Federação Brasiliense de Tiro Esportivo e Prático
; Federação Brasiliense de Triatlo
; Federação Brasiliense de Vôlei
; Federação Brasiliense de Caratê

Do Estádio Mané Garrincha
; Federação Metropolitana de Judô
; Federação de Motovelocidade do DF
; Federação de Atletismo do DF
; Federação Brasiliense de Remo
; Federação de Beach Soccer do DF


Eleição indireta vai complicar situação

; A negociação das federações para encontrar destino para as suas sedes vai se complicar com a mudança forçada de governador no próximo 17 de abril. Em meio à crise do Governo do Distrito Federal, a data será a da eleição indireta feita pela Câmara Legislativa para um mandato-tampão até o fim do ano.