O brasileiro Thomaz Bellucci escreveu seu nome na história do tênis nacional ao chegar às oitavas de final do Masters-1000 de Miami. Contudo, na tarde desta terça-feira, o tenista não resistiu ao forte jogo de fundo de quadra do espanhol Nicolás Almagro, principalmente no terceiro set, e acabou eliminado do torneio por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 7/6 (3). Depois de crescer durante o duelo, o paulista de Tietê caiu no tiebreak, cometendo muitos erros e facilitando a tarefa do rival.
Na briga por um lugar entre os quatro finalistas do torneio norte-americano, Almagro terá pela frente o vencedor do duelo entre principal representante dos donos da casa, o número oito do ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Andy Roddick, e o alemão Benjamin Becker, 39º tenista da classificação da entidade máxima do esporte.
Repetindo um feito alcançado pela última vez por Gustavo Kuerten de chegar às oitavas de final de um Masters, Bellucci sofreu com o saque do espanhol no primeiro set. Almagro conseguiu encaixar o seu serviço e obteve um excelente aproveitamento de 61%, dominando completamente os pontos nos seus respectivos games.
Em contrapartida, o brasileiro pecou pela instabilidade com o seu saque e obteve o aproveitamento de apenas 43%. Dessa forma, Almagro conseguiu pressionar o tenista nacional e conquistou a vitória no primeiro set por 6 a 4, abrindo um set a zero contra o 32º tenista do ranking da ATP.
Pouco inspirado, Bellucci contou com a queda no desempenho do adversário no segundo set. Apresentando um controle psicológico excepcional, o brasileiro salvou seis break-points e ganhou confiança para pressionar o saque do espanhol.
Bem em quadra na parte final do set, Bellucci conseguiu uma quebra fundamental e sacou para empatar o duelo. Consistente dentro de quadra, o brasileiro aproveitou a oportunidade e decretou a igualdade na partida: 6/3.
O terceiro set acabou sendo o retrato do anterior. Ambos jogadores investiram muito as trocas de bola no fundo de quadra. Por consequência, Almagro e Bellucci cometeram muitos erros não-forçados e mantiveram a partida equilibrada. No quinto game, contudo, o brasileiro conquistou a quebra de saque e abriu vantagem.
No entanto, Almagro mostrou grande raça e, após seguidos erros de voleio do brasileiro, devolveu a quebra. O equilíbrio seguiu até os momentos finais do encontro. Bellucci pressionou Almagro no fundo de quadra, enquanto o espanhol tentava fixar-se no centro para dominar os pontos.
No desempate, Bellucci começou muito abaixo do esperado e cometeu muitos erros, cedendo pontos de graça para o espanhol. Somente nos seis primeiros tentos jogados, Almagro venceu cinco - sendo quatro deles em erros do brasileiro.
Tsonga elimina Ferrero com facilidade - Também no início da tarde desta terça-feira, o francês Jo-Wilfried Tsonga comprovou seu favoritismo e derrotou o espanhol Juan Carlos Ferrero por 2 sets a 0, duplo 6/2, e avançou às quartas de final do Masters-1000 de Miami.
Com muita facilidade, Tsonga dominou completamente o experiente adversário e chegou à vitória em apenas 59 minutos. Na briga por um lugar às semifinais, o francês terá pela frente o vencedor do duelo espanhol entre o ex-número 1 do mundo Rafael Nadal e o seu compatriota David Ferrer.