O meia Petkovic não deverá continuar no Flamengo após maio, quando se encerra seu contrato com o clube carioca. A informação não foi confirmada pelas duas partes, mas se tornou o caminho mais provável após reunião realizada na noite de segunda-feira, na Gávea, e que contou, além do sérvio, com Josias Cardoso, seu procurador, e com Marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube.
Na reunião de segunda-feira, Braz se limitou a entregar, por escrito, proposta que já era do conhecimento de Petkovic há três semanas, quando as negociações começaram. No encontro, o sérvio deixou claro que considera o valor abaixo do esperado e ficou de apresentar uma contra-proposta.
Outro fator que impede o acerto é o tempo de contrato. O Flamengo só quer renovar por mais um ano, enquanto Petkovic pretende firmar vínculo até o fim de 2011, quando deseja encerrar carreira. Josias Cardoso não quis, porém, confirmar se o sérvio deve realmente deixar a Gávea. "Todo quadro pode ser revertido", se limitou a dizer Josias, na saída da reunião, evitando o contato com os jornalistas.
Marcos Braz deu a entender que o Flamengo também não pretende mudar em nada a proposta feita ao jogador. "Colocamos no papel uma proposta para o Petkovic e agora estamos aguardando o que ele tem a responder. A reunião foi importante", disse Braz, sem querer entrar no mérito sobre os valores oferecidos e o tempo de contrato.
Apesar de ninguém na Gávea confirmar, os dirigentes não querem a permanência de Petkovic na Gávea. Desde que o sérvio se desentendeu com Marcos Braz e foi afastado por indisciplina que não há mais ambiente para o jogador no clube. Pet sequer vem sendo escalado como titular, entrando no segundo tempo dos jogos.
A crise foi agravada no domingo, quando o diário "Lance", do Rio de Janeiro, publicou entrevista exclusiva com Petkovic fazendo fortes críticas aos dirigentes e a Andrade. Apesar de dizer que não se sentiu atingido pelas palavras do apoiador, Braz não gostou do que leu.
O cenário para a permanência de Petkovic na Gávea se complicou ainda mais depois que o Fluminense, por intermédio de sua patrocinadora, a Unimed, começou a cogitar a possibilidade de tentar a contratação do sérvio. Com a concorrência, o jogador não tem tantos motivos para aceitar a proposta rubro-negra se não lhe agrada.
"Quando contratamos o Vágner Love havia concorrência. Não vamos mudar a nossa maneira de agir por conta disso. O Flamengo não faz loucuras, pois precisa honrar seus compromissos", disse Braz, ao tomar conhecimento do interesse do Fluminense na contratação do meia.
A definição sobre a permanência de Petkovic na Gávea deverá acontecer somente na próxima semana, quando o jogador deverá responder ao que lhe foi apresentado pelo clube.
Dentro de campo, o elenco se reapresenta nesta quarta-feira, depois de dois dias de folga, e começa a preparação para a partida de domingo, contra o Friburguense, às 16 horas (de Brasília), em Moça Bonita, no Rio de Janeiro, pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca.